Ciência e Tecnologia

Tecnologias ajudam a combater violência contra a mulher

Cada vez mais, os poderes públicos adotam medidas para garantir segurança à população feminina, entre elas, a adoção de ferramentas como o App Sempre Alerta

Por Assessoria 25/01/2017 11h00
Tecnologias ajudam a combater violência contra a mulher
Reprodução - Foto: Assessoria

Nos últimos anos, o combate à violência tornou um dos assuntos de maior relevância em todos os níveis governamentais, sobretudo, no que diz respeito ao crescimento de casos de crimes contra a mulher. E os números corroboram para esta preocupação.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Patricia Galvão, o Brasil é o quinto país com mais assassinatos de mulheres, correspondendo a cerca de cinco em cada cem mil. Em 27% destes casos de feminicídio (quando a morte é resultado de violência doméstica), a vítima foi morta por um conhecido.

De acordo com o cofundador da Mooh Tech, Bruno Silva, o poder público tem se empenhado em criar medidas que ajudem a reduzir os índices, tanto nas grandes cidades brasileiras, quanto nos municípios do interior. Mas, muita coisa ainda precisa ser feita. “Principalmente no que diz respeito ao engajamento da população. Isso é fundamental no auxílio do combate ao crime”, complementa.

Entre as diversas ações adotadas, está o uso da tecnologia para prevenir a população feminina de ataques como assaltos, furtos, assédio e tentativas de estupro. Uma delas é o aplicativo Sempre Alerta, desenvolvido pela empresa pernambucana Mooh Tech. 

A ferramenta funciona como um chat entre o usuário e uma central de atendimento, controlada pelo órgão responsável pela segurança na região. “Instantaneamente, esta central recebe o alerta realizado por mensagens de texto, imagens ou vídeo, similar a outros aplicativos de trocas de mensagens, algo já bem conhecido pela maioria da população”, explica. “Então, ela o repassa às unidades destacadas que averiguam a ocorrência. A localização é feita de forma imediata, via GPS. O usuário denunciante recebe o retorno em tempo real”, complementa.

Ainda de acordo com Silva, soluções como esta contribuem para que as vítimas se sintam encorajadas a denunciar, principalmente, em casos onde há a iminência de estupros. “Este tipo de crime é o que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo. Por diversas razões, as vítimas não o registram. E, neste contexto, a tecnologia é uma grande aliada”, afirma.

ATUAÇÃO E EXPANSÃO

Por enquanto, o Sempre Alerta está disponível em Belo Jardim, Pesqueira, Lajedo, Sanharó, Poção e Capoeiras, no interior pernambucano. E, agora, está em fase de testes no metrô do Recife como uma das medidas adotadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para combater a violência contra a mulher. Na capital pernambucana, a previsão é que o aplicativo esteja disponível para os usuários a partir de fevereiro.

“Nós estamos em negociação com o Governo de Pernambuco e, no prazo de três anos, implementaremos a ferramenta em todas as cidades pernambucanas. Em breve, pretendemos expandir nossa atuação para todo o Nordeste e, posteriormente, chegar a outras regiões do país”, revela Silva.

A empresa também em processo de expansão internacional. Ainda no primeiro semestre de 2107, abrirá uma filial em Madri, além de iniciar a parceria com o escritório de investimento e representação africano, Afrostar, responsável por negociar o aplicativo em alguns países do continente como África do Sul, Angola, Cabo Verde e Nigéria. Também há projetos para chegar à Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Já no primeiro trimestre deste ano, a Mooh Tech chega a São Paulo, com a abertura da filial no bairro do Itaim Bibi, zona sul da capital paulista. “O novo endereço facilitará o contato com empresas paulistas e cariocas, já em negociação conosco”, conclui Bruno Silva.