Ciência e Tecnologia

Minecraft deixa de receber suporte no Windows Phone

Segundo Windows Central, motivo é a falta de interesse

Por Olhar Digital 19/01/2017 23h52
Minecraft deixa de receber suporte no Windows Phone
Reprodução - Foto: Assessoria

A Mojang, empresa por trás do extremamente popular "Minecraft", foi comprada pela Microsoft em 2014 por US$ 2,5 bilhões. O jogo está disponível para uma enorme variedade de aparelhos, incluindo PCs, consoles, tablets e smartphones. No entanto, as versões "pocket" de "Minecraft" para Windows Phones deixarão de receber suporte da própria Microsoft.

Segundo o Windows Central, o motivo é simplesmente a falta de interesse: há tão poucas pessoas jogando os jogos em dispositivos móveis com Windows Phone 8.1 ou Windows 10 que não é economicamente viável para a empresa continuar a oferecer suporte a essas versões do jogo. O aplicativo continuará disponível na loja de apps da Microsoft, mas não receberá atualizações.

Trata-se de uma situação esquisita para a Microsoft: a empresa deixará de oferecer suporte para um jogo pela qual ela é responsável em uma plataforma pela qual ela também é responsável. "Minecraft: Pocket Edition" está disponível - e recebe suporte - em sistemas tão improváveis e diversos quanto o FireOS da Amazon e a tvOS das Apple TVs.

Compatibilidade truncada

De acordo com o ArsTechnica, a medida ainda faz algum sentido para a plataforma Windows Phone 8.1. Desde o lançamento do Windows 8, a Microsoft vem incentivando desenvolvedores a criar apps no formato UWP (Universal Windows Platform). Nesse formato, os aplicativos funcionam tanto em dispositivos móveis quanto em PCs com Windows. Como o "Minecraft: Pocket Edition" do Windows Phone 8.1 não tinha esse formato,s eria até compreensível que a Microsoft deixasse de suportá-lo.

No entanto, a versão do app para smartphones com Windows 10 já está no formato UWP. Mesmo assim, a Microsoft deixará de suportá-la. É possível, portanto, que a empresa venha a fazer no futuro uma adaptação da versão desktop de "Minecraft" para smartphones. Se isso acontecer, essa pode ser uma medida da empresa para "unificar" o jogo entre suas plataformas.