Ciência e Tecnologia

WhatsApp é meio preferido dos solteiros para paquerar, diz pesquisa

Curtidas e mensagens inbox no Facebook também são ferramentas que ajudam no flerte

Por R7 25/11/2016 22h58
WhatsApp é meio preferido dos solteiros para paquerar, diz pesquisa
Reprodução - Foto: Assessoria

Está todo mundo conectado e, sem dúvida, muita gente hoje em dia utiliza as plataformas digitais para engatar relacionamentos afetivos.

É mais fácil conhecer melhor uma pessoa pelas redes sociais, mas, qual é a preferida da galera da paquera? O ParPerfeito,  maior site de relacionamentos do Brasil, realizou uma pesquisa com 1,8 mil pessoas para identificar como a tecnologia auxilia os solteiros e quais são as redes sociais preferidas deles para ter mais informações sobre os pretendentes que conhecem no site.

Para 40% dos homens, já na primeira conversa com uma pretendente eles buscam outro meio para conhecê-la melhor. E, para 76% deles, o primeiro passo é adicionar o contato em seu WhatsApp. Outros 25% preferem adicionar no Facebook. Para investir mesmo em alguém, o melhor recurso é uma boa conversa pelo WhatsApp, segundo 65% dos respondentes da pesquisa do ParPerfeito.

Como demonstrar que aquela pessoa é alguém especial em sua rede social? Bem... 42% dos homens afirmaram que para mostrar que está a fim de alguém curtem todas as fotos dela nas redes sociais, 31% começam a chamá-la para conversar por inbox e 27% curtem e comentam todas as fotos em todas as redes sociais. Quando eles percebem pelo comportamento nas redes sociais que ela também está a fim, 58% afirmam ter certeza disso quando conversam apenas por mensagens privadas e 25% quando notam que ela curte e comenta tudo.

Segundo os entrevistados, no perfil de um solteiro não podem faltar muitos amigos novos, essencial para 35% deles. Já 27% acham imprescindível ter muitas selfies e 20% acham que o mais importante é parecer popular, com muitas curtidas e comentários nas fotos. Aliás, eles até confessaram que às vezes pedem ajuda aos amigos para isso. E o que mais os irrita  nas redes sociais? Para 27% deles o pior é receber comentários com muita intimidade quando a pessoa não é tão próxima, 23% odeiam ser marcados em fotos e 19% acham um absurdo que alguém comece a adicionar e conversar com seus amigos e familiares.

“A facilidade das redes sociais realmente pode ajudar muito na aproximação das pessoas e isso pode virar um grande amor ou apenas uma experiência afetiva positiva, mas é preciso cuidar para que essa mesma facilidade não se torne uma via de invasão de privacidade ou confusão sobre o que realmente está acontecendo entre duas pessoas", comenta Rosana Braga, consultora de relacionamento do ParPerfeito. “Amor, intimidade e confiança são sentimentos construídos com tempo e muito diálogo. Mas o fato é que homens e mulheres sentem esse tempo e as conversas de modos diferentes. Se os dois conseguirem se abrir para uma conquista leve e saudável, só terão a ganhar, nem que seja no nascimento de uma ótima e sincera amizade”, explica.

Já as mulheres demoram mais para querer ter o paquera nas redes sociais e 32% delas adicionam alguém apenas depois que já conheceu o pretendente pessoalmente. E quando chega essa hora, onde preferem conversar com ele? O WhatsApp foi escolhido por 73% delas. Aliás, a maioria 74% elegeu o WhatsApp como meio oficial de paquera, enquanto o Facebook foi escolhido por apenas 24% delas.

“A pesquisa revela ainda quais são os sinais que elas dão quando estão a fim de alguém: 59% preferem apostar em conversas por inbox, 30% curtem todas as fotos deles nas redes sociais e 11% não só curtem, como também comentam tudo o que ele posta”, conta Clarissa Assumpção, diretora de marketing do Match Group LatAm, empresa detentora da marca ParPerfeito. “Outra revelação é sobre o momento que elas percebem que ele está a fim. 62% afirmam ser quando ele passa a enviar mensagens inbox, 22% quando vê que ele curte e comenta todas as fotos dela”, completa.