Ciência e Tecnologia

Cesmac inaugura Núcleo de Robótica em anexo do campus Dr. Alberto Antunes

Evento também apresentou o primeiro Robô produzido na Instituição

Por Assessoria / Cesmac 24/11/2016 15h45
Cesmac inaugura Núcleo de Robótica em anexo do campus Dr. Alberto Antunes
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o objetivo é incentivar e desenvolver competências e habilidades para construir tecnologias capazes de automatizar as mais diversas áreas do conhecimento, foi lançado o Núcleo de Robótica do Cesmac.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do primeiro Robô da Instituição. O trabalho é fruto de muita dedicação dos estudantes do curso de Sistemas de Informação Guilherme Melo e Arthur Vitor Cordeiro com a orientação dos professores Arquires Ferreira da Silva - coordenador da graduação, e Mozart de Melo Alves. O nome da máquina será escolhido em uma campanha, que deve ser lançada em breve.

O Núcleo funciona no anexo do Campus II – Doutor Alberto Antunes. A solenidade de inauguração contou com a presença dos coordenadores de curso, colaboradores e convidados como o professor doutor Eduardo Setton.

(Foto: Assessoria / Cesmac)

Os reitores da Instituição doutor João Rodrigues Sampaio Filho e o professor doutor Douglas Apratto Tenório empossaram o Conselho Gestor e a Comissão de Apoio e Gerenciamento em Computação, Automação e Robótica.

Também estiveram presentes o pró-reitor acadêmico de graduação professor doutor Mauro Martins e a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação professora doutora Cláudia Almeida.

O Núcleo de Robótica do Cesmac tem como finalidade oferecer recursos para o desenvolvimento de projetos inovadores que envolvam práticas nas seguintes áreas do conhecimento: mecânica, elétrica e computação.

(Foto: Assessoria / Cesmac)

A missão é promover a reunião de pesquisadores, professores e estudantes para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas relacionadas à tecnologia e inovação, viabilizando possíveis soluções para os mais diversos tipos de problemas por meio da robótica e automação.

Conselho Gestor:

Douglas Apratto Tenório -          Presidente

Cláudia Cristina Silva Medeiros - Vice-Presidente

 

Membros integrantes

João Rodrigues Sampaio neto

Mauro Guilherme de Barros Quirino Martins

Amauri Soares Ferreira

Giulliano Aires Anderlini

Jessé Marques da Silva Júnior

Arquiris Ferreira da Silva

 

Comissão de Apoio e Gerenciamento em Computação, Automação e Robótica:

Mozart de Melo Alves Júnior - Presidente

Arquiris Ferreira da Silva - Vice-Presidente

 

Membros integrantes

Leone Leite Mendonça

Roseneide Honorato

Alexsandro Aleixo

Sandney Farias

Jessé Marques da Silva Júnior

Adriana Guimarães Duarte.