Ciência e Tecnologia

Próximo Windows Phone "top de linha" pode ser da HP

Fontes próximas ao projeto indicam que as duas empresas travaram uma parceria para desenvolver um novo smartphone Windows 10

Por Olhar Digital 21/11/2016 20h23
Próximo Windows Phone 'top de linha' pode ser da HP
Reprodução - Foto: Assessoria

Fãs do sistema operacional da Microsoft para smartphones já estão há bastante tempo sem um dispositivo que possa competir com os tops de linha Android e iOS. No entanto, de acordo com o site alemão Dr. Windows, isso pode mudar em fevereiro do ano que vem, quando a Microsoft deve mostrar um novo aparelho desenvolvido com a HP.

Segundo o site, fontes próximas ao projeto indicam que as duas empresas travaram uma parceria para desenvolver um novo smartphone Windows 10. Não seria o primeiro Windows Phone a ser lançado pela HP: em agosto de 2016, a empresa revelou o x3 Elite, um dispositivo com esse sistema operacional que era especificamente voltado para trabalho e produtividade. Ele tinha configurações semelhantes às do LG G5. 

A parceria entre as duas empresas permitiria que a Microsoft economizasse o dinheiro (e o risco) de desenvolver um novo smartphone; a HP, por sua vez, poderia contar com o apoio da Microsoft no desenolvimento e no marketing do produto. O novo smartphone, segundo as fontes, já teria sido apresentado pela Microsoft internamente e deverá ser mostrado oficialmente em fevereiro de 2017.

Sistema turbulento

De acordo com o GSM Arena, ainda não se sabe quais seriam as configurações desse dispositivo. A aposta mais segura, contudo, é que ele teria alguns dos recursos marcantes dos outros aparelhos da Microsoft e da HP, como câmera potente e toque duplo para acender a tela. 

Embora por enquanto trate-se de uma informação extraoficial, a notícia é positiva para os fãs do sistema operacional. A própria Microsoft já admitiu que perdeu a batalha dos celulares, e chegou até mesmo a lançar diversos aplicativos para outros sistemas operacionais sem fazer versões deles para seu próprio sistema.

Isso, no entanto, pode mudar no ano que vem, e não apenas por causa da HP. Rumores mais antigos já dão conta de que a empresa estaria se preparando para trazer a sua marca de notebooks e computadores para smartphones com o lançamento de um Surface Phone. Além disso, a Nokia já confirmou que voltará ao mercado de smartphones no próximo ano, e boatos indicam que ela poderá lançar dois Windows Phones no começo de 2017.