Cidades

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 33 municípios de Alagoas até terça-feira

Aviso prevê precipitações de até 50 mm por dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas.

Por Tribuna Hoje 03/08/2026 14h52
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 33 municípios de Alagoas até terça-feira
Mais de 30 cidade de Alagoas entra em alerta máximo para chuvas intensas - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em 33 municípios de Alagoas. O aviso, divulgado nesta segunda-feira (3), permanece válido até as 10h da terça-feira (4).

De acordo com a previsão, as localidades sob alerta podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Também há previsão de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Embora o risco seja considerado baixo, o Inmet alerta para a possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, pontos de alagamento e incidência de descargas elétricas.

Entre as orientações estão evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Os municípios incluídos no alerta são: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres e Satuba.

Além do alerta do Inmet, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) informou que o tempo instável deve permanecer durante o início de agosto. A previsão indica continuidade das chuvas em Maceió, no Agreste, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata, mantendo o cenário de atenção para as próximas horas.