Cidades
Auditores do TCE detalham seminário e reforçam papel técnico na fiscalização durante entrevista na Rádio Senado em Alagoas
Lilian Santiago e Alisson Moreira destacam qualificação profissional e desafios do controle externo em Alagoas
A atuação técnica dos auditores de controle externo e os desafios da fiscalização dos recursos públicos estiveram no centro da entrevista concedida por Lilian Santiago, da Diretoria de Coordenação de Técnicos (DCT), e pelo auditor Alisson Moreira, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, a uma emissora de rádio. Durante a conversa, eles também apresentaram os principais pontos do 3º Seminário dos Auditores de Controle Externo.
Segundo Lilian Santiago, o seminário foi estruturado para ampliar o debate sobre temas que impactam diretamente o trabalho dos auditores e a gestão pública. “O evento busca fortalecer a atuação técnica e promover a troca de experiências entre profissionais que lidam diariamente com a fiscalização dos recursos públicos”, afirmou.
Alisson Moreira destacou que o encontro ocorre em um momento de mudanças importantes no cenário administrativo e fiscal do país, o que exige atualização constante dos profissionais da área. Entre os temas abordados estão a reforma tributária e o acompanhamento das emendas parlamentares, considerados pontos sensíveis na execução do orçamento público.
Durante a entrevista, os representantes do TCE reforçaram que o trabalho dos auditores vai além da análise de contas, envolvendo também orientação aos gestores e prevenção de irregularidades. Eles ressaltaram que a qualificação contínua é essencial para garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos e fortalecer a transparência.
O 3º Seminário dos Auditores de Controle Externo reúne especialistas e profissionais da área para discutir boas práticas, desafios e estratégias de aprimoramento do controle externo. A proposta é contribuir para uma atuação cada vez mais técnica e alinhada às demandas atuais da administração pública.
Ao final, Lilian Santiago e Alisson Moreira reforçaram que iniciativas como o seminário aproximam o Tribunal de Contas da sociedade e ajudam a tornar mais acessível o entendimento sobre como funciona a fiscalização do dinheiro público em Alagoas.

Mais lidas
-
1Nesta sexta
Manifestação em SP pede fim da escala 6x1 e ações contra o feminicídio
-
2Agreste
Criança de 2 anos sofre choque elétrico ao retirar carregador da tomada e morre em Palmeira
-
3Nesta sexta
Cirurgia no ombro de Bolsonaro ocorreu sem intercorrências, diz equipe
-
4Perigo
Alagoas tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes nesta sexta
-
5Arapiraca
Mais um ataque misterioso a animal no interior de Alagoas



