Cidades

Alerta de chuvas intensas é mantido em Alagoas nesta quinta-feira

Aviso do Inmet aponta risco moderado ao longo de todo o dia em todos os municípios do estado

Por Tribuna Hoje 02/04/2026 08h48
Alerta de chuvas intensas é mantido em Alagoas nesta quinta-feira
Alerta de chuvas vale para os 102 municípios alagoanos - Foto: Ascom DER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta quinta-feira (2), o alerta amarelo de chuvas intensas para os 102 municípios de Alagoas. A notificação, considerada de perigo potencial, permanece válida durante todo o dia, começando à meia-noite e seguindo até as 23h59.

Segundo o órgão, há previsão de precipitações com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, os ventos devem apresentar intensidade entre 40 e 60 km/h.

Apesar de o alerta indicar baixo grau de severidade, existem riscos associados, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, pontos de alagamento e ocorrência de descargas elétricas.

Diante desse cenário, a recomendação é que a população mantenha atenção redobrada. Em momentos de ventos fortes, é aconselhável evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e incidência de raios, além de não estacionar veículos próximos a estruturas como torres de transmissão e placas publicitárias.

Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante períodos de instabilidade.

Em situações de emergência ou para obter mais informações, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.