Cidades
Primeira noite do Carnaval É Massa movimenta Jaraguá com praça lotada e diversidade cultural
Programação reuniu artistas locais, cortejo cultural e público diverso e segue até a terça-feira
O bairro histórico de Jaraguá foi palco de celebração da cultura popular, na primeira noite do Carnaval É Massa, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A Praça Dois Leões foi tomada pelo público, que abraçou a festa e transformou o espaço em um grande encontro de gerações.
A programação começou com o cortejo saindo da Associação Comercial em direção à praça, reunindo os maracatus Coletivo Afro Caeté, Baque Alagoano e Yá Dandara. O som dos tambores anunciou que o Carnaval estava oficialmente nas ruas, resgatando tradições e reafirmando a identidade cultural da cidade.
No palco da Praça Dois Leões, a noite seguiu com apresentações do Samba da Periferia, da Banda Klasse Frevo e do cantor Wado, além da discotecagem da DJ Carlota nos intervalos. A diversidade de ritmos mostrou a força dos artistas locais e a valorização de quem faz cultura em Maceió.
Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, o Carnaval É Massa representa um compromisso com a democratização do acesso à cultura.
“Estamos ocupando os espaços públicos com arte, com música e com a nossa identidade. O Carnaval é do povo e quando a gente fortalece os artistas locais e garante uma programação diversa, a gente fortalece também a economia criativa e a tradição cultural da cidade”, afirmou.
Entre o público, o sentimento era de alegria e pertencimento. A maceioense Paula Rodrigues destacou a importância da festa para quem permanece na cidade durante o período carnavalesco. “Está maravilhoso! Principalmente para quem não viaja, para quem não tem outras opções, essa é a melhor opção. A programação hoje está muito boa, excelente”, disse.
Vera Lúcia Aguiar Brandão, moradora de Maceió, também celebrou o evento. “Eu vim o ano passado e amei, mas hoje está fora do normal. Segurança, música, animação, praça enfeitada. Tem senhora de idade, tem crianças, todo mundo junto, brincando como se estivesse num clube. Isso é muito importante para a nossa cultura”, afirmou, garantindo presença nos próximos dias.
O agitador cultural Carlito Lima reforçou o simbolismo da retomada da festa nas ruas. “O Carnaval é a maior manifestação cultural espontânea do povo brasileiro. O povo estava precisando do Carnaval. Foram mais de dez anos sem essa força nas ruas. Agora, a cidade volta a viver essa tradição”, destacou.
O Carnaval É Massa segue até a próxima terça-feira (17), com programação gratuita em Jaraguá. A agenda completa das próximas atrações está disponível no Instagram da Fundação Municipal de Ação Cultural, no perfil @fmacmaceio.
Mais lidas
-
1Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
2Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
3Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
4Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
5Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM


