Cidades
Senai inicia cursos técnicos conectando alunos às demandas da indústria
Aula inaugural reforça a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento industrial
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deu as boas-vindas aos alunos dos cursos técnicos com a realização da aula inaugural nas unidades do Poço e Benedito Bentes, em Maceió, e também em Arapiraca. O encontro, que aconteceu na noite da última segunda-feira (9), marcou o início do semestre 2026.1 e reforçou o papel do SENAI na preparação de profissionais cada vez mais alinhados às necessidades do setor industrial.
Mais do que um momento institucional, a aula inaugural foi pensada como uma imersão no universo da indústria, aproximando os estudantes da realidade do mercado de trabalho, das oportunidades de carreira e das exigências das empresas. A proposta é mostrar, desde o primeiro dia, que a formação técnica é um caminho concreto para crescimento profissional e melhoria da qualidade de vida.
Entre os novos alunos, a expectativa é alta. Evandro Manoel, que escolheu o curso técnico em Plástico, destacou a busca por qualificação diante da expansão do setor. “Eu me inscrevi no curso porque vi a possibilidade de crescimento. O ramo de trabalho está aumentando e eu tenho que me qualificar para isso. Minhas expectativas são levar tudo o que eu aprender aqui para a empresa e conseguir praticar lá”, afirmou. Já familiarizado com a instituição, ele ressaltou a confiança na estrutura do Senai e no impacto da formação para abrir portas no mercado de trabalho.
A aproximação com a indústria também foi reforçada pela presença de representantes do setor produtivo nas três unidades. Para Samuel Freitas, gerente financeiro da Araforros, o Senai cumpre um papel estratégico no enfrentamento de um dos principais desafios das empresas. “Hoje, um dos maiores problemas que a gente tem nas fábricas é a falta de mão de obra qualificada. Quando a gente se apoia no Senai, levando em consideração a infraestrutura e o conteúdo dos cursos, sabemos que o resultado será positivo”, destacou.
No Senai Poço, a palestra da supervisora de produção da Krona, Júlia Alves, reforçou a importância do contato precoce com a prática industrial. “Vocês estão começando numa instituição que dá a oportunidade de aprender na prática, de iniciar o networking e de conhecer o mercado a fundo. Se tem alguém que pode falar com propriedade sobre indústria é o Senai”, afirmou aos alunos.
Mais lidas
-
1Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
2Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
3Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
4Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
5Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM



