Cidades
Operação de limpeza retira mais de 11 mil toneladas de resíduos dos canais da capital
Serviço acontece diariamente em grotas e córregos de Maceió visando, principalmente, o escoamento fluído das águas pluviais
Importante para coletar resíduos descartados de forma irregular, além de ajudar na fluidez do escoamento das águas pluviais, o serviço de limpeza de canais, executado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), retirou, em 2025, mais de 11 mil toneladas de detritos em grotas e córregos atendidos pela programação.
O ano passado começou com reforço nesse tipo de trabalho visando o período chuvoso que se inicia na capital entre o final do mês de março e o começo de abril. Com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza coletam, principalmente, itens recicláveis, resíduos orgânicos e barro, alocado no fundo do córrego, devolvendo a função de escoar toda a água necessária.
"É um serviço de extrema importância para que não hajam transbordamentos durante o período chuvoso e, consequentemente, transtornos para a população. Além disso, captamos diversos resíduos descartados irregularmente que não teriam o destino correto e passariam a prejudicar o meio ambiente e a cidade em geral", disse Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.
O trabalho realizado nos canais da cidade é um dos focos da Autarquia e vem sendo ampliado. A marca atingida em 2025 simboliza isso, tendo em vista que é cerca 84% maior que em 2024, quando órgão recolheu 6 mil toneladas de detritos.
Mais lidas
-
11996
Braskem assume contaminação de água em Marechal Deodoro
-
2Agreste
Mistério em Craíbas: animais aparecem mortos com perfurações e sem vestígios de sangue
-
3Projeto
Lugar de Mulher é no Rei Pelé: Selaj promove serviços essenciais nesta segunda
-
4A força do herói aracnídeo
Trailer de 'Homem-Aranha: Um Novo Dia' quebra recorde histórico
-
5Mais polêmica?
Wesley Safadão fala sobre Gusttavo Lima e treta ganha novos desdobramentos



