Cidades

Promotor Kleber Valadares publica artigo no Tribuna Independente sobre protagonismo no cotidiano

Texto relaciona obras literárias e música brasileira para refletir sobre desafios diários

Por Tribuna Hoje 11/12/2025 11h18 - Atualizado em 11/12/2025 14h45
Promotor Kleber Valadares publica artigo no Tribuna Independente sobre protagonismo no cotidiano
Kleber Valadares Coelho Júnior - Promotor de justiça de Rio Largo - Foto: Arquivo Pessoal


O promotor de Justiça de Rio Largo, Kleber Valadares Coelho Júnior, publicou nesta quinta-feira (11), o artigo Cartas de Paris VIII – Ode aos heróis e heroínas no jornal Tribuna Independente. No texto, ele discute a ideia de heroísmo a partir das pequenas batalhas cotidianas, relacionando literatura e música brasileira.

O artigo cita análise da psicóloga e escritora Maria Camila Moura sobre Os Miseráveis, de Victor Hugo. Em leitura dirigida da obra, Camila destaca o capítulo que aborda a Batalha de Waterloo, de 1815, marcando a derrota definitiva de Napoleão. Segundo ela, após esse período, “o campo de batalha não será mais Waterloo, mas as ruas, os esgotos, as barricadas; o livro desloca a guerra das nações para a guerra na sociedade, entre os miseráveis”.

O texto lembra que Os Miseráveis transfere o foco da guerra para a vida diária, apresentando histórias como a de uma mãe que se prostitui para sobreviver, a de um menor vivendo nas ruas de Paris e a de um ex-condenado que tenta se reintegrar à sociedade. Para o promotor, a obra evidencia que os verdadeiros heróis estão nos enfrentamentos cotidianos e não apenas em grandes feitos militares.

Valadares também menciona trecho do livro em que o filho de um militar busca conhecer o passado do pai por meio de aspectos simples, como seu gosto por flores, apontando que são esses elementos que moldam a identidade humana.

O artigo ainda faz referência à música Homem Aranha, de Jorge Vercillo, que trata da troca do combate ao crime pela tarefa diária de ser um bom cidadão. Para o autor, essa é a “revolução dos detalhes”, expressa nas pequenas ações que influenciam a base social.

Ao final, o promotor cita versos da música Maria Maria, de Milton Nascimento, como reflexão para o período natalino, destacando a importância de manter fé na vida e valorização das pequenas atitudes.

Leia o artigo na íntegra,  abaixo: