Cidades
Hemoal: estoque de sangue está abaixo do ideal
Hemocentro contava com 237 bolsas de sangue disponíveis para doação, o que corresponde a 79% do percentual mínimo necessário
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) precisa da sua ajuda, doador, para salvar vidas nas festas deste final de ano. O estoque de sangue está abaixo do ideal. Na quarta-feira (10), o Hemocentro contava com 237 bolsas de sangue disponíveis para doação, o que corresponde a 79% do percentual mínimo necessário para atender a demanda transfusional.
O ideal é que o Hemoal tenha no estoque, no mínimo, 300 bolsas para atender, com estabilidade, a rede pública de saúde do estado. Das oito tipagens sanguíneas, três apresentam estoque crítico, são a A Negativa, que dispõe de duas bolsas; a AB Negativa, que está zerada; e a tipagem O Negativa, que dispõe de nove bolsas.
Desta forma, o Hemoal faz um apelo à população para que compareça às unidades da capital e do interior antes dos festejos de Natal e Réveillon, para se candidatar à doação voluntária de sangue e ajudar a estabilizar o estoque.
A preocupação do Hemocentro com o estoque abaixo do ideal faz sentido. Estatisticamente, em razão das férias e das confraternizações, além do crescimento do deslocamento das pessoas nesse período, aliado ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas, o número de transfusões sanguíneas deve aumentar.
Critérios
Entre os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue estão ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, portando os respectivos documentos oficiais e originais com foto.
Em relação ao candidato à doação de sangue que contraiu hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. O voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
No caso da pessoa que tenha feito a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, a doação de sangue é vetada. Se o voluntário dormiu menos de 6 horas na noite anterior, também fica proibido.
No caso dos doadores habituais de sangue, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses e os homens dois meses. Vale ressaltar que, caso a mulher esteja grávida ou amamentando, também fica proibida de doar sangue durante o período.
Unidades e Horários
O Hemoal conta com três unidades para doação de sangue, sendo duas na capital alagoana e uma no interior. Em Maceió, a população pode doar na Unidade Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Há também a unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h.
Já em Arapiraca, as doações podem ser feitas na Unidade Eldorado, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h30.
Mais lidas
-
1Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
2Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
3OSCAR ALAGOANO
Nono Oscar Alagoano será entregue no dia 22 de dezembro no Centro de Inovação do Jaraguá
-
4Turismo e economia
Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária
-
5Alagoas
Festas e programações de peso atraem turistas, trazem retorno econômico e fomentam a ocupação hoteleira




