Cidades

Prêmio Odete Pacheco – 22 anos ecoando excelência, pioneirismo e a força da comunicação alagoana

Por Assessoria 24/11/2025 15h08 - Atualizado em 24/11/2025 18h58
Prêmio Odete Pacheco – 22 anos ecoando excelência, pioneirismo e a força da comunicação alagoana
Jornalista e Repórter Beatriz Castro / Tv Globo Nordeste - Foto: Divulgação

A comunicação alagoana viverá mais uma noite histórica no próximo 25 de novembro, às 19h, na Casa da Indústria, com a realização da 22ª edição do Prêmio Odete Pacheco, uma das mais tradicionais homenagens dedicadas aos profissionais da área.

A premiação reafirma seu propósito de valorizar talentos, trajetórias e instituições que constroem diariamente a comunicação em Alagoas. Mais que um reconhecimento simbólico, o evento celebra a dedicação, a criatividade e o compromisso social de quem transforma a informação em ferramenta de serviço, cidadania e identidade cultural.

Em 2025, o Prêmio Odete reconhecerá diversas categorias que representam de forma ampla e plural o ecossistema da comunicação: Televisão, Rádio, Marketing Digital, Propaganda, Redes Sociais, Colunistas, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Editoria, Gestão, Sites, Blogs, entre outros segmentos essenciais.

Trata-se de um dos poucos prêmios contínuos do país dedicados à comunicação, reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais que ajudam na construção do cenário informativo no estado.

Odete Pacheco: um marca na história da comunicação


A premiação leva o nome de uma das vozes mais marcantes da radiodifusão brasileira: Odete Pacheco, natural de Passo de Camaragibe. Formada em Pedagogia em 1947, destacou-se na Rádio Difusora de Alagoas, participou de radionovelas – como “Milagre de Amor”. Após perseguições políticas, mudou-se para Recife, onde revolucionou a Rádio Clube de Pernambuco com o programa “Só para Mulheres”.

De volta ao estado de Alagoas, Odete tornou-se a primeira mulher a cobrir futebol diretamente dos estádios em Alagoas, um feito pioneiro para a época. Torcedora apaixonada do CRB, integrou debates esportivos e comandou programas memoráveis, como “Cantinho da Saudade” e “Onde Canta o Sabiá”.
Seu legado segue iluminando gerações e justificando, ano após ano, a importância desta premiação, uma iniciativa da Fortes Empreendimentos, conduzida por Fafá Rocha, Marcus Assunção, Leonardo Fortes e Marina Fortes.

Os organizadores referenciados, de forma sinérgica, destacam que o objetivo é valorizar os profissionais que tanto se dedicam à comunicação e prometem que será uma noite de celebração, reconhecimento e fortalecimento do setor que transforma a vida das pessoas através da informação.

Após o encerramento da solenidade de entrega das premiações, será oferecido um coquetel com música para todos os convidados. O evento conta com a participação da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, representada pelo secretário Diogo Teixeira, além do presidente da FIEA, Dr. José Carlos Lyra; do presidente da Algas, Ediberto Omena; do Cesmac; da AMA; do Jornal e Site Novo Extra; da Altamídia; do Instituto Zumbi dos Palmares; e da Rádio Jovem Pan FM.

A realização é da Fortes Empreendimentos. A organizadora Marilene Canuto destacou que os homenageados não pagam para receber a honraria. “Eles apenas recebem o prêmio por mérito”, ressaltou

Serviço

Prêmio Odete Pacheco
Dia: 25.11.2025
Horário: 19h
Local: Casa da Indústria
Para informações adicionais, credenciamento e entrevistas:
(82) 99979-5959 – Marcus Assunção

Walter do Vale Júnior
Mozart Luna
Daniel Borges - Jornalista
Amorim Neto
Zenita Almeida
Roberto Lopes
Pedro Oliveira
Cláudio Bugarreli
Monica Cavalcante
Larissa Sátiro
Priscila Bezerra Araújo
Cleberson San
Dr Estácio Valente