Cidades

Câmara de Fomento Internacional celebra cinco anos de atuação no Brasil e no exterior

Evento de comemoração reuniu membros, políticos, empresários e participantes do projeto

Por Assessoria 19/11/2025 13h43
Câmara de Fomento Internacional celebra cinco anos de atuação no Brasil e no exterior
A CFI tem como objetivo desburocratizar e ajudar empreendedores a conquistar o mercado de vendas internacional - Foto: Divulgação

A Câmara de Fomento Internacional (CFI) completou cinco anos de atuação no Brasil e no exterior. Para celebrar a data e comemorar todos os resultados alcançados ao longo desses primeiros anos, um jantar foi realizado nessa segunda-feira (17), em Maceió. Participaram do evento membros da Câmara, autoridades políticas, empresários e representantes da sociedade civil.

A CFI tem como objetivo desburocratizar e ajudar empreendedores a conquistar o mercado de vendas internacional. Durante o evento, foi revelada uma novidade para o ano de 2026: a CFI Academy, que é uma plataforma de cursos que vai auxiliar e gerar oportunidades para os empresários frente ao comércio global.

O sucesso das ações da Câmara só é possível graças às parcerias e ao apoio que a entidade recebe. Durante o jantar, o presidente da CFI, Luizandré Barreto agradeceu aos apoiadores e reforçou a importância desses parceiros. “Tenho a felicidade de ter muitos amigos e apoiadores aqui, desde os empresários até os parlamentares que acreditam no nosso propósito e nos ajudam a difundir o trabalho da Câmara. Nossos resultados são possíveis porque cada um de vocês apoia essa iniciativa”, declarou.

Na ocasião, o presidente entregou uma homenagem de Patrono da CFI aos deputados Cabo Bebeto e Fernando Pereira e também ao senador Laercio Oliveira pelo estado de Sergipe, ali representado pelo vereador por Aracaju, Levi Oliveira. “Esse reconhecimento é merecido, principalmente, pelo fato de vocês terem entendido a nossa causa e nos ajudado, inclusive, a difundir o trabalho entre os jovens oportunizando o desenvolvimento das ações da CFI”, reconheceu o presidente Luizandré Barreto.

A CFI nasceu com o objetivo de capacitar e instruir empresas brasileiras que tenham interesses em ingressar no mercado externo, seja comprando ou vendendo produtos. Como o Brasil ainda é um país com pouco conhecimento de comércio exterior, surgiu a necessidade de capacitar, instruir e viabilizar o COMEX no empresariado brasileiro.

Entre os serviços ofertados pela CFI estão Consultoria em importação, Consultoria em exportação, Estruturação da empresa, Desenvolvimento de produtos, Desenvolvimento de clientes, Desenvolvimento tributário, Planejamento financeiro e Gerenciamento em logística internacional.

Um dos projetos da CFI é o Aprendiz Digital, uma iniciativa educacional estruturada que tem como principal objetivo capacitar alunos para ingressarem no mercado de trabalho digital e gerarem renda online de forma autônoma e profissional. Os jovens empreendedores Eliana e Jackson, beneficiados com o projeto, estiveram no jantar para compartilhar suas experiências.

“O Aprendiz digital foi um divisor de águas na nossa trajetória profissional. Nós somos uma empresa de decoração de festas na cidade de Piranhas, no sertão de Alagoas e que, por enquanto, atende inúmeras cidades da região, mas também de outros estados do Brasil. E essa virada de chave no nosso negócio veio após a participação no programa onde tivemos a oportunidade de absorver muito conhecimento sobre negócios”, revela Eliana, dona da empresa Neusa Festas.

Em 2025 foi instituído a CFI Academy, uma forma de oportunizar à sociedade civil o acesso ao conhecimento tecnológico para gerar emprego e renda, nacional e internacionalmente, através de parcerias parlamentares em Alagoas, Sergipe e Pernambuco, que criaram o Aprendiz Digital, Profissional do Futuro IA para Todos e outros três programas com foco na inclusão social e democratização do conhecimento.

A relação do Brasil com o comércio exterior tem crescido ainda mais nos últimos anos, com muitos empresários apostando nesse mercado para alavancar vendas e credibilidade. O tabu que existia de que somente grandes empresas conseguiam exportar ou importar vem sendo destituído através do trabalho de organizações como a Câmara de Fomento Internacional (CFI).