Cidades

Porto inicia temporada de cruzeiros com chegada do Costa Favolosa

Por Ricardo Rodrigues - colaborador / Tribuna Independente com ascom Porto de Maceió 19/11/2025 09h52
Porto inicia temporada de cruzeiros com chegada do Costa Favolosa
Porto: na temporada 2025/2026, mais de 130 mil passageiros previstos - Foto: Ascom Porto de Maceió

A temporada 2025/2026 de cruzeiros do Porto de Maceió começa hoje, com a chegada do primeiro navio, o Costa Favolosa, previsto para atracar às 7 horas, no terminal de Jaraguá. A informação foi divulgada ontem pela assessoria de comunicação do Porto de Maceió.
De acordo com o administrador do porto, Diogo Holanda, esta será uma das temporadas de cruzeiros mais movimentadas dos últimos anos, tendo como destino à capital alagoana. Ao todo, estão programadas 35 escalas, 8 navios diferentes e expectativa de receber cerca mais de 130 mil passageiros até abril de 2026.

“Temos um calendário robusto, com navios como Costa Favolosa, Costa Diadema, MSC Seaview, MSC Armonia, MSC Fantasia, MSC Preziosa, Seven Seas Splendor e MS Hamburgo. São embarcações que trazem em média 3.500 passageiros cada e que reforçam a importância de Maceió no roteiro nacional de cruzeiros”, afirmou Diogo Holanda.

Segundo ele, a temporada de cruzeiros segue até o dia 24 de abril de 2026, quando o Costa Diadema encerra a programação. Na última temporada, o Terminal de Passageiros do Porto de Maceió recebeu cerca de 200 mil turistas em 14 navios e 32 escalas, incluindo o transatlântico MSC Grandiosa, com capacidade para até 8 mil passageiros por viagem.

A recepção aos cruzeiristas que irão desembarcar em Maceió contará com 14 estandes de expositores previamente credenciados, distribuídos em categorias como vestuário, cama, mesa e banho, cerâmica, artesanato em palha e madeira. Além de souvenirs do destino Alagoas, alimentação e bebidas.

“O Terminal de Passageiros de Maceió tem se destacado com uma das principais portas de entrada do turismo marítimo do Nordeste. Cada escala movimenta a economia e fortalece a imagem de Maceió como um dos destinos mais procurados do Brasil”, destacou o administrador Diogo Holanda.

SELO VERDE

Segundo ele, o Porto de Maceió foi reconhecido nacionalmente pelas suas iniciativas voltadas à sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), conquistando o Selo Impulso Verde 2025 e o Selo Pró-Clima, concedidos pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), durante evento realizado pela entidade, recentemente em São Luís (MA).

Uma premiação que veio para comemorar os 85 anos de história do Porto de Maceió, celebrados no dia 20 de outubro. Para a administração do porto, um marco, uma forma de reafirmar seu papel como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e logístico de Alagoas. Localizado em posição estratégica no litoral nordestino, o Porto vem se consolidando como um elo essencial para o escoamento de cargas e para o crescimento do turismo marítimo na região.

Ao longo dos últimos anos, a Administração do Porto de Maceió tem intensificado esforços para modernizar a infraestrutura, aprimorar a logística e fortalecer a gestão ambiental e administrativa. Esse conjunto de iniciativas tem resultado em maior eficiência operacional e em um ambiente mais atrativo para negócios e investimentos no estado.

“Comprometido com o desenvolvimento do setor portuário e com a economia de Alagoas, o Porto de Maceió tem promovido avanços nas áreas de infraestrutura, logística, ambiental e administrativa nos últimos tempos”, ressaltou o administrador Diogo Holanda.