Cidades

Produtores têm até o fim de novembro para atualizar cadastro do rebanho, diz Adeal

Declaração pode ser feita presencialmente até 28 de novembro e, pelo Sigeal, até o dia 30

Por Adeal 18/11/2025 16h38
Produtores têm até o fim de novembro para atualizar cadastro do rebanho, diz Adeal
Produtores rurais que não têm acesso ao Sigeal podem fazer a atualização cadastral nas unidades da Adeal mais próximas - Foto: Cortesia Adeal

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) alerta aos produtores rurais alagoanos sobre o prazo final da campanha de atualização cadastral de rebanho que ocorre durante todo este mês de novembro.

A declaração deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas, peixes e outros animais aquáticos.

Nos canais presenciais da Adeal — nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) e nos Escritórios de Atendimento a Comunidade (EACs) —, o criador pode fazer a declaração até o dia 28 de novembro e, no meio virtual, por meio do Sigeal, para os produtores que já têm acesso ao sistema, até o próximo dia 30.

A Adeal informa que o produtor rural que ainda não possui acesso ao Sigeal deve solicitar a senha por meio do atendimento remoto, pelo número (82) 9 8884-6030.

No ato da declaração, segundo a Adeal, o criador deve ter em mãos os documentos de identidade (RG) e CPF, além de comprovante de residência, georreferenciamento atualizado da propriedade, número de telefone e e-mail.

O produtor que não fizer a atualização cadastral estará sujeito às sanções administrativas previstas em lei, como o bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). A Adeal reforça que a atualização é gratuita.

Segundo a agência de defesa, na etapa anterior da campanha, ocorrida maio passado, Alagoas alcançou um índice de quase 70% e se destacou na região Nordeste.