Cidades
MPF apresenta Fórum Permanente As-Lagoas ao novo secretário estadual de Meio Ambiente
Encontro na Semarh reforça integração para fortalecer ações de recuperação do Complexo Lagunar
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas participou, na tarde desta segunda-feira (17), de reunião com o novo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Judson Cabral, na sede da Semarh, para apresentar o Fórum Permanente As-Lagoas e reforçar a importância da colaboração interinstitucional na adoção de estratégias de proteção do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

Representaram o MPF no encontro os procuradores da República Juliana Câmara e Lucas Horta, ambos membros do núcleo de Meio Ambiente do MPF em Alagoas, que destacaram a necessidade de fortalecer a articulação entre Estado e instituições de controle a fim de aprimorar a execução de ações voltadas à revitalização das lagoas.
Pela Semarh, além de Judson Cabral, participaram também Carlos Batista, superintendente de Recursos Hídricos; Armando Portela, gerente de Gestão de Recursos Hídricos; e José Roberto, secretário-executivo da pasta.
Durante a reunião, o MPF apresentou a estrutura, os eixos de atuação e os avanços do Fórum Permanente As-Lagoas — iniciativa que reúne órgãos públicos, instituições de pesquisa, ONGs e coletivos de proteção ambiental e representantes da sociedade civil para discutir e propor soluções de recuperação para o CELMM, área historicamente afetada por poluição, cujo entorno é densamente povoados, incluindo desafios de saneamento básico.

A procuradora Juliana Câmara reforçou que o Fórum busca promover fortalecimento institucional, planejamento integrado e ações efetivas capazes de recuperar e preservar o ecossistema lagunar, além de ampliar a transparência e a participação social na gestão ambiental.

Já Lucas Horta destacou a importância da atuação interinstitucional, especialmente com os órgãos de fiscalização ambiental e proteção dos recursos hídricos para que os objetivos do fórum sejam alcançados.
O secretário Judson Cabral manifestou apoio à iniciativa e destacou o interesse da Semarh em manter a cooperação técnica com o MPF e demais instituições envolvidas, de modo a consolidar estratégias conjuntas para a melhoria da qualidade ambiental das lagoas.
A reunião marcou o início de uma agenda integrada entre MPF e Semarh, voltada ao acompanhamento das ações em curso e ao desenvolvimento de novas frentes de atuação para assegurar a proteção do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha
-
2Sítio Capim
Acusada de matar ex-marido, médica Nádia Tamires é presa em Arapiraca
-
3Alan Carlos de Lima
Saiba quem é o médico morto na porta de UBS em Arapiraca
-
4Cultura e tradição
Sururu Circo retorna ao Circuito Penedo de Cinema com espetáculo plural e oficina aberta ao público
-
5'O Presídio dos Famosos'
Quem é Terremoto? Saiba a história real do matador de aluguel que aparece em Tremembé




