Cidades

MPF apresenta Fórum Permanente As-Lagoas ao novo secretário estadual de Meio Ambiente

Encontro na Semarh reforça integração para fortalecer ações de recuperação do Complexo Lagunar

Por Ascom MPF 18/11/2025 09h53
MPF apresenta Fórum Permanente As-Lagoas ao novo secretário estadual de Meio Ambiente
Encontro na Semarh reforça integração para fortalecer ações de recuperação do Complexo Lagunar - Foto: Assessoria

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas participou, na tarde desta segunda-feira (17), de reunião com o novo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Judson Cabral, na sede da Semarh, para apresentar o Fórum Permanente As-Lagoas e reforçar a importância da colaboração interinstitucional na adoção de estratégias de proteção do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

Semarh



Representaram o MPF no encontro os procuradores da República Juliana Câmara e Lucas Horta, ambos membros do núcleo de Meio Ambiente do MPF em Alagoas, que destacaram a necessidade de fortalecer a articulação entre Estado e instituições de controle a fim de aprimorar a execução de ações voltadas à revitalização das lagoas.

Pela Semarh, além de Judson Cabral, participaram também Carlos Batista, superintendente de Recursos Hídricos; Armando Portela, gerente de Gestão de Recursos Hídricos; e José Roberto, secretário-executivo da pasta.

Durante a reunião, o MPF apresentou a estrutura, os eixos de atuação e os avanços do Fórum Permanente As-Lagoas — iniciativa que reúne órgãos públicos, instituições de pesquisa, ONGs e coletivos de proteção ambiental e representantes da sociedade civil para discutir e propor soluções de recuperação para o CELMM, área historicamente afetada por poluição, cujo entorno é densamente povoados, incluindo desafios de saneamento básico.

Semarh

A procuradora Juliana Câmara reforçou que o Fórum busca promover fortalecimento institucional, planejamento integrado e ações efetivas capazes de recuperar e preservar o ecossistema lagunar, além de ampliar a transparência e a participação social na gestão ambiental.

Semarh

Já Lucas Horta destacou a importância da atuação interinstitucional, especialmente com os órgãos de fiscalização ambiental e proteção dos recursos hídricos para que os objetivos do fórum sejam alcançados.

O secretário Judson Cabral manifestou apoio à iniciativa e destacou o interesse da Semarh em manter a cooperação técnica com o MPF e demais instituições envolvidas, de modo a consolidar estratégias conjuntas para a melhoria da qualidade ambiental das lagoas.

A reunião marcou o início de uma agenda integrada entre MPF e Semarh, voltada ao acompanhamento das ações em curso e ao desenvolvimento de novas frentes de atuação para assegurar a proteção do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba.