Cidades

Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais

Engenheiro eletricista do órgão dá dicas de cuidados com a rede residencial

Por Defesa Civil de Maceió 16/11/2025 11h02
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Manutenção da parte elétrica é essencial para evitar acidentes e eliminar o risco de incêndio - Foto: Luís Eduardo Ramalho/Ascom Defesa Civil Maceió

Uma das ocorrências que a Defesa Civil de Maceió mais atua no período de tempo seco é a de incêndio. Em auxílio ao Corpo de Bombeiros, os agentes do órgão realizam o trabalho de isolamento do local e evacuação da área, quando é necessário.

Chama a atenção do engenheiro eletricista do órgão, Flávio Lira, o que pode ocasionar esses incêndios. Um curto-circuito na rede elétrica por falta de manutenção adequada pode ser uma dessas causas.

Por isso, o engenheiro eletricista alerta a população sobre a importância da manutenção preventiva nas instalações elétricas residenciais, medida essencial para evitar acidentes e preservar vidas.

“A recomendação é contratar, periodicamente, profissionais qualificados para revisar a fiação, tomadas e o quadro de energia, evitando o desgaste dos componentes e o risco de curto-circuito”, expõe o colaborador.

O profissional também destaca que o uso inadequado de extensões e adaptadores deve ser evitado e reforça que a opção mais segura é utilizar as chamadas ‘réguas’ com proteção ou filtros de linha, que possuem fusíveis e limitadores de carga. E em casos de princípio de incêndio elétrico, o procedimento correto é desligar o quadro de energia — apenas se estiver em local seguro — e utilizar o extintor adequado, do tipo CO₂ ou classe C, e jamais usar água.

“A manutenção preventiva e o uso consciente da eletricidade protegem vidas e asseguram o bom funcionamento da residência. Cuidar da rede elétrica é cuidar da segurança de todos”, explica.

A Defesa Civil de Maceió reforça que segue atuando com foco na prevenção de riscos e na conscientização da população. Em caso de ocorrências, o contato pode ser feito pelo número 199, com atendimento 24 horas.