Cidades

Encontro reúne 1.800 produtoras rurais para debater a participação feminina no agronegócio de Alagoas

Por Assessoria 28/10/2025 12h25
Encontro reúne 1.800 produtoras rurais para debater a participação feminina no agronegócio de Alagoas
Encontro reúne 1.800 produtoras rurais para debater a participação feminina no agronegócio de Alagoas - Foto: Assessoria

A Comissão das Mulheres do Agro Alagoas reuniu, na manhã desta segunda-feira (27), mais de 1.800 participantes em seu 3º Encontro Estadual, o maior já registrado em Alagoas neste segmento. O evento faz parte da programação da 75ª Expoagro, e é uma realização do Sistema Faeal/Senar, em parceria com o Sebrae/AL. Estiveram representados os mais diversos segmentos do agronegócio estadual e de diversos estados do país. O encontro tem como propósito fortalecer o protagonismo e a representatividade feminina no campo.

A abertura contou com a presença de pecuaristas, fornecedoras de cana, agricultoras familiares, empresárias do agro, dirigentes de cooperativas e associações, além de representantes da agroindústria, comércio e serviços. Entre as autoridades presentes estavam o anfitrião, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida; o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e superintendente do Sebrae-AL, Domício Silva; as deputadas estaduais Fátima Canuto e Carla Dantas, que integram a Comissão; e o senador Fernando Farias.

“Reunir tantas mulheres produtoras e tantas autoridades na manhã de hoje é um atestado do sucesso do evento e da relevância do tema. Costumo dizer, em todas as aberturas, que mais do que o encontro festivo, é com muito orgulho que comunico a todos o aumento da presença das mulheres em nossas comissões, diretorias e sindicatos rurais. Esse sempre foi o grande objetivo da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, que nasceu inspirada na Comissão Nacional da CNA, que promove o protagonismo feminino no agronegócio brasileiro”, informou o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida.

A Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas é presidida pela produtora rural Morgana Tavares, que também preside o Sindicato Rural de Junqueiro. A programação do encontro trouxe relatos inspiradores de mulheres que se destacam em diferentes áreas do setor agropecuário alagoano e em outros estados. “Ouvir essas histórias nos faz acreditar que estamos no caminho certo, promovendo esse intercâmbio de informações e conhecimentos. Lembrando que temos uma agenda anual, a partir da qual visitamos diversos municípios em todas as regiões do nosso estado”, informou Morgana Tavares.

A diretora do Sebrae/AL e representante da Comissão das Mulheres do Agro junto à CNA, Juliana Almeida, também esteve à frente da organização do evento, e falou com entusiasmo da inserção das produtoras rurais no universo do empreendedorismo. “Toda mulher que produz é uma empreendedora em potencial, já que a agricultura em Alagoas está deixando de ser de subsistência e é preciso transformar o excedente dos insumos em novos produtos que podem ser comercializados no nosso estado e no Brasil. Por isso a gente trouxe hoje aqui a Mazé Lima, que faz dos frutos da terra, doces que ganharam o mercado mundial”, explicou Juliana Almeida.

Programação


O evento incluiu palestras motivacionais e técnicas. Entre os destaques da programação, estiveram as apresentações “Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos”, com Mazé Lima; “Mulheres no comando: operando máquinas pesadas”, com Lumara Rosendo; além do painel “Lideranças Femininas do Agro”, com a participação de representantes de federações de agricultura e pecuária de outros estados e da vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Antonielly Rotolli.

A manhã foi aberta com a palestra “Made in Alagoas”, comandada pelas irmãs Gabriela e Isabela Carneiro, que trataram de sucesso familiar e liderança feminina na produção de bovinos, aves e ovos. A palestra final foi conduzida pela produtora de soja do Mato Grosso, Lígia Pedrini, que contou sua trajetória no mercado agropecuário e de como é importante saber se comunicar em um meio ainda majoritariamente masculino. Toda programação foi intercalada por “pitches”, apresentações de 5min conduzidas por produtoras rurais alagoanas que contaram suas histórias de sucesso.

Com grande adesão e debates enriquecedores, o encontro reafirmou o compromisso do Sistema Faeal/Senar e do Sebrae em valorizar o papel das mulheres na transformação e no fortalecimento do agronegócio alagoano. O segmento precisa muito de novos integrantes. As mulheres, os jovens, os estudantes das áreas de agropecuária, os técnicos, todos precisam se engajar para tornar nossos sindicatos, o Senar e a nossa Faeal ainda mais fortes”, concluiu o presidente Álvaro Almeida.