Cidades
Samu Alagoas promove curso sobre reanimação e transporte de recém-nascidos
Iniciativa é para garantir atendimento seguro e humanizado; treinamento seguiu as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Central de Maceió promoveu na quinta-feira (16), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), o curso “Assistência pré-hospitalar ao recém-nascido: reanimação e transporte de excelência”, voltado para médicos e enfermeiros. A capacitação teve como objetivo principal atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam em situações de parto domiciliar e no transporte de bebês e crianças, com foco em segurança, precisão e qualidade da assistência.
Durante o curso, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre o atendimento pré-hospitalar neonatal, com uso de equipamentos como ambu, simuladores e exercícios de reanimação respiratória. O treinamento seguiu as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), reforçando a importância do preparo técnico e seguro nos atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalar de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do apoio nas decisões de enviar uma equipe mais adequada, ou seja, uma equipe de unidade de Suporte Avançado (USA- UTI Móvel), ou uma equipe de Unidade de Suporte Básico (USB), dos médicos que ficam da Central de Regulação das Urgências (CRU).
De acordo com a coordenadora geral do Samu Alagoas, Beatriz Santana, a iniciativa reforça o compromisso do serviço com a qualidade e a segurança do atendimento às gestantes, bebês e crianças. “Este curso é fundamental para que nossos profissionais saibam agir com segurança, seja na casa da parturiente, seja na rua ou durante o transporte do bebê na ambulância. Cada segundo é decisivo, e a atualização dos conhecimentos de forma contínua, garante um cuidado humanizado e eficaz”, destacou.
A médica Crisandra Fernandes da Fonseca, responsável por ministrar o curso, ressaltou a relevância da capacitação diante dos desafios da mortalidade infantil. “As estatísticas mostram que a mortalidade neonatal representa quase 70% das mortes no primeiro ano de vida. O cuidado adequado ao recém-nascido é essencial para reduzir esses índices, que ainda correspondem a 25% das mortes infantis. Toda gestante e recém-nascido devem receber assistência qualificada durante a gravidez, o parto e o pós-natal, pois é nesse período que conseguimos evitar a maioria dos agravos”, afirmou.
Já a enfermeira do Samu Andrelina Melo de Lima Gonçalves enfatizou o impacto do treinamento na prática profissional. “O curso abordou a assistência ao recém-nascido em partos domiciliares e os cuidados durante o transporte neonatal. Foi ministrado de forma dinâmica, combinando teoria e prática, o que potencializou o aprendizado de todos os participantes”, concluiu.
A ação integra o calendário de capacitações do Nep, que tem como missão garantir a atualização permanente das equipes do Samu Maceió, fortalecendo a rede de urgência e emergência com profissionais cada vez mais preparados para salvar vidas desde os primeiros minutos de vida, destacou o coordenador do Nep Maceió, o médico Luiz Antonio Mansur Branco.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos