Cidades

Conheça a APA Pratagy, uma das regiões mais importantes para a preservação ambiental em AL

Unidade de Conservação abrange os municípios de Maceió, Messias e Rio Largo e é a mais populosa do estado

Por Raissa Matias / Ascom IMA/AL 15/10/2025 01h51
Conheça a APA Pratagy, uma das regiões mais importantes para a preservação ambiental em AL
Além de fonte de água, a APA também é um espaço essencial de biodiversidade - Foto: Ascom IMA/AL

A Área de Proteção Ambiental (APA) Pratagy é a mais populosa dentro do estado de Alagoas. Seu nome é uma homenagem ao rio Pratagy e sua criação está diretamente ligada à conservação desta bacia hidrográfica e à recuperação de áreas degradadas.

Localizada nos municípios de Maceió, Messias e Rio Largo, a APA ocupa uma área de 21.417,51 hectares. Foi criada em 1998 para proteger o rio Pratagy, que percorre 32 km da área desde a sua nascente, em Messias, até a foz no bairro de Riacho Doce, em Maceió.

Ele é responsável por fornecer 40% da água que abastece a capital alagoana e a vegetação nativa da Mata Atlântica presente na região ajuda a manter a qualidade da água da bacia hidrográfica, além de regular o fluxo dos rios.

Por ser uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, seu principal objetivo é equilibrar as atividades humanas com a preservação dos ecossistemas da bacia, garantindo a oferta de água em qualidade e quantidade para o abastecimento humano.

Além de fonte de água, a APA também é um espaço essencial de biodiversidade. Os remanescentes de Mata Atlântica abrigam aves como o Gaviãozinho-quiriquiri (Falco sparverius) e Papa-taoca (Pyriglena leuconota), pequenos mamíferos como o Quati (Nasua nasua), e espécies típicas deste bioma, garantindo um ecossistema que preserva a vida e o equilíbrio natural em toda a região.

Por ser bastante urbanizada, um dos principais desafios da APA é a pressão da expansão urbana, que continua em alta. Com cada vez mais áreas de loteamentos tomando espaço, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), órgão responsável por gerir a UC, reforça a importância de sua preservação.

“Esse avanço pode comprometer a floresta e a qualidade da água. Por isso, é fundamental que a sociedade reconheça o valor da APA e participe da sua conservação. Proteger a APA Pratagy significa garantir água de qualidade, bem-estar para a população e um futuro sustentável em Maceió”, ressalta a gestora da APA, Camila Silva.