Cidades

Prefeitura de Maceió aciona caminhões-pipa e retroescavadeiras no combate às chamas em fábrica

Defesa Civil de Maceió coordena isolamento do local e auxilia Corpo de Bombeiros

Por Marcelle Limeira / Ascom Defesa Civil Maceió 11/10/2025 02h18 - Atualizado em 11/10/2025 08h22
Prefeitura de Maceió aciona caminhões-pipa e retroescavadeiras no combate às chamas em fábrica
Retroescavadeira derrubou muro para dar acesso ao Corpo de Bombeiros, para facilitar o combate ao incêndio - Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió

A Prefeitura de Maceió está desde as primeiras horas da tarde desta sexta-feira (10) com equipes no Polo Multissetorial Governador Luís Cavalcante, no bairro do Tabuleiro dos Martins, onde foi registrado um incêndio de grandes proporções em uma fábrica que produz materiais plásticos descartáveis.

A Defesa Civil de Maceió trabalhou nos primeiros momentos no isolamento da área e na evacuação de pessoas no local, para garantir a segurança dos trabalhadores da região. O órgão acionou 10 caminhões-pipa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às chamas.

Caminhões-pipa da Alurb foram acionados (Foto: Defesa Civil de Maceió)

As ações coordenadas pelo município são acompanhadas de perto pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Pinheiro da Costa Júnior, que manteve contato com os empresários assegurando total apoio.

Duas retroescavadeira também foram solicitadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), para derrubar partes do muro da frente da fábrica para dar maior acesso aos bombeiros.

Equipes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito Municipal (DMTT) ordenam o trânsito para que os veículos não acessem o perímetro isolado. Enquanto equipes da Guarda Civil Municipal auxiliam na segurança das equipes de trabalho no local.

“É um trabalho em conjunto, de todo o sistema de Defesa Civil, para agir em momentos de emergência como esse. Graças a Deus todos foram retirados do local em segurança e não há registro de feridos”, expõe Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal.

O órgão também enviou equipes em residências e comércios do entorno para verificar se a fumaça poderia atingir os locais e se havia necessidade de evacuação, mas não houve.

Após o combate total do fogo, a Defesa Civil de Maceió irá vistoriar a estrutura que restar da fábrica, para verificar se há riscos de desabamentos e encaminhar para as devidas providências.

As equipes continuarão no local até que os trabalhos sejam concluídos.

Equipes seguem no local até chamas serem totalmente controladas (Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió)