Cidades
APA de Santa Rita é unidade de conservação estadual mais antiga de Alagoas
Área abrange os municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco
Gerida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita é a Unidade de Conservação estadual (UC) mais antiga de Alagoas. Criada para proteger os ambientes naturais dos canais e das lagoas Mundaú e Manguaba, ela abrange os municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco.
A área leva o nome da Ilha de Santa Rita, a maior ilha lacustre do Brasil, ou seja, o maior ecossistema cercado por águas lagunares. A unidade de conservação tem como objetivo ordenar o uso do solo de forma sustentável e abriga uma rica biodiversidade e modos de vida tradicionais, como a pesca artesanal.
Ao abrigar vegetação de restinga e cordões arenosos, as paisagens da APA de Santa Rita são formadas por ilhas de manguezais, restingas, praias estuarinas, campos alagados, matas de encosta, recifes de coral e várzeas.
A gestora da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, Leila Salustiano, alerta que o principal desafio da APA de Santa Rita é o avanço da urbanização, que ameaça a vegetação nativa e a biodiversidade.
“Protegê-la é um esforço coletivo para não só garantir o equilíbrio ambiental, mas também valorizar nossa cultura e construir um futuro mais sustentável”, afirmou a gestora.
Dentro dos seus limites, está localizada a Reserva Ecológica do Saco da Pedra, em Marechal Deodoro, com cerca de 90 hectares.

Mais lidas
-
1Horários especiais
Feriado de 16 de setembro altera funcionamento de escolas e órgãos públicos em Alagoas
-
2Eleições 2026
Investigação da PF confirma responsabilidade de JHC em repasses do Iprev ao Banco Master
-
3Financiamento
Empreendedores de Alagoas terão R$ 3,2 bilhões do FNE em 2027
-
4Contagem regressiva!
A Fazenda 18: quem são as celebridades por trás das pistas?
-
5Corredor Vera Arruda
Maceió recebe Estação Dramalândia Netflix em celebração aos 10 anos de histórias coreanas




