Cidades
Em parceria com a Fecomércio, OAB/AL lança projeto de combate à violência contra as mulheres
Iniciativa promoverá ações de combate a violência de gênero dentro de empresas alagoanas

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em parceria com a Fecomércio, lançou, nesta segunda-feira (25), a campanha “Dia Laranja”, um projeto que visa levar conscientização para empresas e escritórios de Alagoas sobre a violência contra mulheres e meninas, criando medidas e iniciativas de enfrentamento ao problema.
Durante a solenidade de lançamento do projeto, que aconteceu na sede histórica da OAB Alagoas, no Centro de Maceió, empresários, representantes de entidades sindicais e membros do terceiro setor puderam conhecer um pouco mais sobre a iniciativa e o selo que será lançado para agraciar empresas que idealizam e estimulam políticas internas de combate à violência contra a mulher.
Promovida pela Comissão Especial da Mulher, a campanha busca fomentar iniciativas de combate à violência de gênero no terceiro setor, propondo ações de conscientização dentro desses locais, que serão instituídas pelas empresas para os seus colaboradores, com palestras, treinamentos e outras ações, reforçando a importância de políticas de prevenção e transformação desse cenário.
Ao longo da apresentação do projeto, foram debatidas algumas questões que ressaltam a importância desse movimento, como a possibilidade de ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade a reconhecerem essas práticas e formalizarem as denúncias, através de um espaço de acolhimento e instrução criado pelas empresas.
O projeto foi inspirado no Dia Laranja, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o dia 25 de cada mês como data de mobilização contra a violência de gênero, assim como a lei nº 9.295/2024, de autoria do deputado Alexandre Ayres, que foi sancionada em Alagoas, no ano passado, para prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas em Alagoas.
Por essa razão, a campanha visa ainda, em parceria com a Fecomércio, mobilizar ações todo dia 25 de cada mês, proporcionando informação, orientações, escuta e acolhimento no setor empresarial e na sociedade civil como um todo.
Além disso, a campanha também irá reconhecer empresas que estimulem políticas e medidas internas de combate à violência de gênero, por meio de um selo de reconhecimento que será dado a esses locais. O edital para a inscrição das empresas, bem como os critérios que serão avaliados no projeto, serão publicados posteriormente.

Para a vice-presidente da OAB Alagoas, Cláudia Medeiros, o projeto busca desenvolver ações contínuas e a longo prazo no combate à violência, promovendo um trabalho de prevenção junto às empresas e à sociedade civil.
“Nesse dia 25 de agosto, viemos aqui lançar esse projeto que tem a finalidade de promover a educação continuada para o empresariado alagoano e todos os seus funcionários, incentivando a adoção de medidas contínuas, tais como palestras, ações concretas e visitas, visando sempre a eliminação de todas as formas de violência de gênero, o que culminará em uma certificação anual para aquelas empresas que se inscreverem no programa e cumprirem requisitos que serão estabelecidos. Então, todas essas ações são importantíssimas e a gente conta com o apoio de toda sociedade. Só tenho a agradecer a parceria da Fecomércio e de todo o Sistema S”, afirmou.
Já Edâmara Araújo, presidente da Comissão Especial da Mulher e uma das idealizadoras da iniciativa, citou o processo de criação do movimento, bem como a importância que a iniciativa representa no combate à violência de gênero contra mulheres e meninas.
“Esse projeto começou tímido, foi apresentado pela Comissão Especial da mulher à Fecomércio e foi ganhando proporções, que não imaginávamos. Assim como nós, eles acreditam que o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres é algo coletivo e que precisamos unir forças com a sociedade civil, o Poder Público, Legislativo, Executivo, Judiciário e as instituições, promovendo ações nas empresas, em busca de uma transformação social. Esse projeto representa uma construção coletiva de um mundo por dignidade, justiça, igualdade, livre de violência contra meninas e mulheres. E as empresas, ao aderirem a essa iniciativa, passam a ser agentes de transformação social”, frisou.
Para o vice-presidente da Fecomércio, Valdomiro Batista, a parceria entre a entidade e a OAB Alagoas é uma alternativa importante que pretende trazer bons resultados para a sociedade. “Esse projeto do Dia Laranja é uma iniciativa que nasce da sensibilidade da OAB Alagoas. Nossas empresas estão no dia a dia da vida das pessoas, são pontos de confianças e, por isso, podem e devem ser ambientes seguros, respeitosos e livres de qualquer prática de assédio ou discriminação. Ao aderir ao projeto, os empresários têm a oportunidade de se engajar em campanhas educativas, promover ações diretas de conscientização e se tornarem multiplicadores dessa causa tão importante”, disse.
Durante o lançamento da campanha, o deputado estadual Alexandre Ayres também fez questão de destacar a relevância da iniciativa e como políticas como essa podem ajudar a transformar esse cenário de violência. “A gente quer apresentar aqueles melhores projetos que possam mudar a vida do cotidiano da sociedade alagoana. O que a gente quer é formular políticas públicas, é ouvir a sociedade, porque a OAB tem um papel muito importante. A OAB quando se posiciona, quando ela ocupa esse espaço, ela está fazendo aquilo que a sociedade espera. A OAB é a principal representante da sociedade civil organizada”, destacou.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo