Cidades

Boas práticas na cobertura jornalística sobre violência de gênero é o tema da 11ª edição do Tendências & Soluções

Evento acontecerá no dia 21 de agosto, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA)

Por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas 18/08/2025 18h57
Boas práticas na cobertura jornalística sobre violência de gênero é o tema da 11ª edição do Tendências & Soluções
Tendências & Soluções - Foto: Divulgação

Dando continuidade ao Agosto Lilás, campanha estadual de combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) lança a 11ª edição do Ciclo Tendências & Soluções, que abordará boas práticas na cobertura jornalística sobre violência de gênero. O evento conta com a parceria da Escola de Governo, do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

A capacitação acontecerá no dia 21 de agosto, das 8h30 às 12h, no auditório da AMA, localizado na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, no bairro do Farol, em Maceió.

O ciclo de formação discutirá o papel do jornalismo na agenda de gênero, abordando boas práticas de cobertura e apresentando ferramentas que apoiam a produção jornalística sobre o tema.

Para o secretário de Comunicação, Wendel Palhares, o momento é sempre de capacitar e tratar de temas relevantes para a sociedade:

“Temos sempre a ganhar quando o jornalismo melhora a proteção das mulheres. Queremos ser cada vez mais cuidadosos com as mensagens que possam estimular algum tipo de violência ou reproduzir qualquer discriminação contra as mulheres. Nosso papel como secretaria é estimular uma sociedade mais equânime.”

Já a diretora de Relações Institucionais da Ajor, Carla Egydio, uma das palestrantes, destaca que o poder público é um dos principais agentes no compartilhamento de dados fundamentais para os debates públicos e, consequentemente, para a integridade da informação em qualquer assunto:

“Discutir boas práticas de cobertura de temas de violência de gênero é de extrema importância não só para jornalistas, mas para todos os profissionais da comunicação. A consistência das informações partilhadas por jornalistas e comunicadores pode ter impacto não apenas nos debates, mas também em políticas públicas nessa área. Eventos como esse são essenciais para pensar o potencial da comunicação como estratégia de combate à violência e na garantia de direitos de mulheres e meninas.”

Também estarão presentes jornalistas e especialistas no tema: Raissa França, da Agência Eufemea; Mari Leal, da Revista AzMina; Lola Ferreira, colunista e autora do Manual de Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher (UOL); e Beatriz Acciolly, do Instituto Natura.

Para participar desta edição, basta se inscrever neste link. Vagas limitadas.

Programação

Abertura — Apresentação do evento, abordando a importância da comunicação na agenda do Agosto Lilás

- Wendel Palhares – Jornalista e Secretário da Secom

- Carla Egydio – Diretora da Ajor

Mesa de aberturaA cobertura de situações de violência contra a mulher: desafios e boas práticas

- Moderação: Carla Egydio (Ajor)

- Raissa França (Agência Eufemea)

- Mari Leal (Revista AzMina)

- Lola Ferreira (Gênero e Número)

- Beatriz Acciolly (Instituto Natura)

Painel 1Ferramentas que podem apoiar a produção de conteúdos sobre combate à violência contra a mulher

- Case Revista AzMina — PenhaS e Mapa das Delegacias

- Case Gênero & Número — Mapa da Violência do Senado Federal