Cidades

PM justifica ação enérgica após tumulto em jogo entre CSA e Ituano

Por Tribuna Hoje com assessoria 18/08/2025 09h56 - Atualizado em 18/08/2025 17h29
PM justifica ação enérgica após tumulto em jogo entre CSA e Ituano
Polícia Militar utilizou disparos de elastômero para conter a confusão generalizada no Estádio Rei Pelé, em Maceió - Foto: Reprodução

A noite de sábado (16) no Estádio Rei Pelé, em Maceió, terminou em cenas de violência e tumulto durante e após a partida entre CSA e Ituano, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) emitiu nota oficial afirmando que a intervenção foi necessária para proteger os policiais e famílias presentes após objetos serem arremessados contra o campo, o árbitro e as patrulhas.

De acordo com a corporação, imagens do circuito de videomonitoramento registraram torcedores atacando agentes de segurança, incitando violência, arremessando objetos e agredindo militares com socos e pontapés. Um homem de 29 anos foi preso por desacato e resistência durante a desocupação da arquibancada, precisando da intervenção do Pelotão de Choque.

Para dispersar os envolvidos, a PM utilizou instrumentos de menor potencial ofensivo, como disparos de elastômero. Policiais feridos receberam atendimento médico no local.

A corporação lamentou as cenas de violência e ressaltou que a paixão pelo futebol deve ser vivida de forma pacífica. A PM destacou que os atos criminosos praticados por um grupo não representam a maioria da torcida alagoana e reforçou que sua missão é garantir segurança e ordem.

As imagens serão usadas para identificar os agressores. A instituição também assegurou que, em caso de excessos na atuação policial, serão abertos procedimentos disciplinares com direito ao contraditório e ampla defesa.