Cidades

Chuvas: Inmet emite sinal de alerta para Maceió

Previsão meteorológica também vale para outras 11 cidades do interior de Alagoas

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 06/08/2025 08h15 - Atualizado em 06/08/2025 08h35
Chuvas: Inmet emite sinal de alerta para Maceió
Chuvas em Maceió têm provocado alagamentos em várias ruas e praças de Maceió, a exemplo da Praça do Skate, no bairro da Ponta Verde - Foto: Edilson Omena / Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo potencial de chuvas para Maceió e outras 11 cidades de Alagoas. O aviso é válido até às 10 horas de hoje.

Além da capital, o alerta serve para as cidades de Barra de Santo Antônio, Flexeiras, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

De acordo com informações do Inmet, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Nos cinco primeiros dias de agosto, Maceió já registrou mais da metade das chuvas esperadas para o mês todo, mais precisamente 53%, de acordo com a Defesa Civil da capital. O total acumulado é de 191 milímetros. Somente nas últimas 48 horas foram 70 milímetros.

Desde a última segunda-feira, dia 04, o órgão municipal registrou 11 ocorrências, sendo a maioria delas em edificação com problema de estrutura. Não há, neste mesmo período, registro de desalojados ou desabrigados.

A Defesa Civil recomendou observar alterações nas áreas de encostas. Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.

A meteorologista Fernanda Liz, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), afirmou que as chuvas devem reduzir no decorrer da semana.

Segundo ela, são chuvas isoladas, principalmente na Zona da Mata e no Litoral Norte. “A partir desta quarta-feira, a tendência é que as chuvas diminuam. Pode até chover, mas com menor intensidade”, destacou.

A meteorologista explicou que a quadra chuvosa se encerra no próximo dia 15 de agosto. Fernanda Liz comparou esta quadra chuvosa com a de anos anteriores e constatou que “em outros anos a quadra chuvosa teve um maior acumulado de água significativo. Neste ano, foram dias de chuva em alguns períodos, mas sem a intensidade de provocar transtornos maiores”, pontuou.

A Defesa Civil Estadual confirmou que os rios Manguaba e Rio Santo Antônio transbordaram e atingiram, respectivamente, as cidades de Porto Calvo e São Luís do Quitunde, no litoral norte alagoano.

Na manhã de ontem, o Rio Manguaba transbordou junto com seus três principais afluentes, elevando o nível da água e ameaçando bairros próximos. Algumas áreas mais baixas já foram alagadas e estão sob vigilância da Defesa Civil.

Em São Luís do Quitunde, a situação é ainda mais crítica. O Rio Santo Antônio transbordou e já atinge as primeiras residências próximas às margens.
A situação ficou crítica durante as fortes chuvas de ontem e os municípios estão sob monitoramento do órgão. Até o momento, não há desabrigados ou desalojados. A preocupação da Defesa Civil diz respeito à continuação das chuvas nestas localidades.

De acordo com o Boletim do sistema de alerta dos níveis dos rios, o Rio Jacuípe está em nível de atenção, mas a tendência é de estabilidade. Até a última atualização, na manhã de ontem, o nível estava em 422 centímetros e a cota para cheia é de 530 centímetros.

Ainda segundo a Semarh/AL, o Rio Paraíba, no município de Quebrangulo, aparece no boletim com tendência de elevação. A Secretaria destacou que, caso haja intensificação das condições meteorológicas e aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, um alerta meteorológico será emitido.