Cidades
Festival forma churrasqueiros com síndrome de Dawn
Primeira turma de assadores profissionais será formada nos dias 1º e 2 de agosto, na Adepol
Maceió será palco de um marco inédito no país: a formação da primeira turma de assadores profissionais composta por pessoas com síndrome de Down. A iniciativa integra a 10ª edição do Festival Carnívoros, que acontece nos dias 1º e 2 de agosto, na Adepol, em Jacarecica, e reúne algumas das principais referências do churrasco nordestino. A ação inclusiva é fruto de uma parceria entre o evento e o Instituto Amor 21, referência no acompanhamento e capacitação de pessoas com síndrome de Down em Alagoas.
Entre os alunos está Maria Adrielly, de 23 anos, que se inscreveu motivada por duas grandes paixões: o pai, que é vendedor de carne, e o amor pelo churrasco. “Ela gostou da ideia desde o princípio. Disse: ‘é minha área’, e após o curso vamos ver as oportunidades que irão aparecer para ela”, contou à Tribuna Independente a mãe, Verônica Vilela, que também será certificada por acompanhar a filha durante o curso.
Verônica destacou a importância de ações como essa para ampliar a inclusão no mercado de trabalho: “Eles só precisam de oportunidades para mostrar seus talentos e a capacidade que têm de aprender”, disse, emocionada.
Outro destaque da turma é Darlan Souza, de 29 anos, aluno do curso de culinária do Instituto Amor 21 e conhecido por seu entusiasmo na cozinha. “Gosto muito de churrasco e espero conseguir boas oportunidades quando receber meu certificado”, afirmou ele à Tribuna. Segundo os organizadores, todos os participantes receberão certificado e terão a chance de colocar os conhecimentos em prática durante seis horas de atuação no segundo dia do festival.
Tony Cabral, responsável pelas relações institucionais do Amor 21, reforçou o impacto positivo da formação: “Nosso objetivo é que eles ocupem todos os espaços. Temos o projeto Emprego Apoiado para inseri-los no mercado de trabalho e, para isso, realizamos capacitação e acompanhamos o desenvolvimento dos nossos associados, para que não ocupem cotas, mas se desenvolvam profissionalmente. Hoje já temos nove associados atuando no mercado”, informou.

Curso é uma proposta inédita do ‘Festival Carnívoros’
A proposta do curso de assadores partiu do idealizador do Festival Carnívoros, Dry Beef Júnior, que será o ministrante. Segundo ele, a ideia da turma especial nasceu de uma vontade pessoal de promover inclusão com impacto real na vida dos participantes.
“Procurei instituições para oferecer o curso, disponibilizando um produto que ajudasse no dia a dia de quem o recebesse. Vamos ensinar e também aprender com nossos novos alunos. Estamos prontos para nos adaptar às suas formas de aprendizado e vamos certificar seus acompanhantes também”, destacou.
Dry contou ainda que é filho da Pitanguinha, bairro onde funciona o Instituto Amor 21, e que ficou encantado com o trabalho da entidade. “Inclusão sempre foi tema de interesse pessoal. Essa iniciativa que precisa se repetir”, completou.
Além da formação inédita dos assadores com síndrome de Down, o Festival Carnívoros celebra sua 10ª edição consolidado como o maior evento do segmento no Nordeste. Com realização marcada para os dias 1º e 2 de agosto, o festival promove o “Curso Carnívoros”, uma imersão com mais de 12 horas de conteúdo técnico e prático na arte do churrasco.
“Muitos alunos formados já estão sendo absorvidos por um mercado aquecido e em expansão no país”, afirma Dry Beef Júnior, referência nacional em carnes e idealizador do evento.
Para ampliar o alcance social, o curso também contempla alunos de instituições como o Instituto Reviver (Ponta Grossa), Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (Antares) e Instituto Flor de Mandacaru (Cidade Universitária), além do Amor 21. Ao todo, oito alunos terão acesso à capacitação gratuita.
O ponto alto será o Festival Carnívoros, que acontece na tarde e noite do dia 2 de agosto na sede da Adepol, em Jacarecica.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




