Cidades

Festival forma churrasqueiros com síndrome de Dawn

Primeira turma de assadores profissionais será formada nos dias 1º e 2 de agosto, na Adepol

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 30/07/2025 08h34
Festival forma churrasqueiros com síndrome de Dawn
Dry Beef Júnior e os primeiros alunos do curso de assadores com síndrome de Down do país: Maria Adrielly e Darlan Souza, destaques da 10ª edição do Festival Carnívoros - Foto: Allan Rodrigues

Maceió será palco de um marco inédito no país: a formação da primeira turma de assadores profissionais composta por pessoas com síndrome de Down. A iniciativa integra a 10ª edição do Festival Carnívoros, que acontece nos dias 1º e 2 de agosto, na Adepol, em Jacarecica, e reúne algumas das principais referências do churrasco nordestino. A ação inclusiva é fruto de uma parceria entre o evento e o Instituto Amor 21, referência no acompanhamento e capacitação de pessoas com síndrome de Down em Alagoas.

Entre os alunos está Maria Adrielly, de 23 anos, que se inscreveu motivada por duas grandes paixões: o pai, que é vendedor de carne, e o amor pelo churrasco. “Ela gostou da ideia desde o princípio. Disse: ‘é minha área’, e após o curso vamos ver as oportunidades que irão aparecer para ela”, contou à Tribuna Independente a mãe, Verônica Vilela, que também será certificada por acompanhar a filha durante o curso.

Verônica destacou a importância de ações como essa para ampliar a inclusão no mercado de trabalho: “Eles só precisam de oportunidades para mostrar seus talentos e a capacidade que têm de aprender”, disse, emocionada.

Outro destaque da turma é Darlan Souza, de 29 anos, aluno do curso de culinária do Instituto Amor 21 e conhecido por seu entusiasmo na cozinha. “Gosto muito de churrasco e espero conseguir boas oportunidades quando receber meu certificado”, afirmou ele à Tribuna. Segundo os organizadores, todos os participantes receberão certificado e terão a chance de colocar os conhecimentos em prática durante seis horas de atuação no segundo dia do festival.

Tony Cabral, responsável pelas relações institucionais do Amor 21, reforçou o impacto positivo da formação: “Nosso objetivo é que eles ocupem todos os espaços. Temos o projeto Emprego Apoiado para inseri-los no mercado de trabalho e, para isso, realizamos capacitação e acompanhamos o desenvolvimento dos nossos associados, para que não ocupem cotas, mas se desenvolvam profissionalmente. Hoje já temos nove associados atuando no mercado”, informou.

Tony Cabral, responsável pelas relações institucionais do Amor 21, reforça impacto positivo de ações (Foto: Allan Rodrigues)

Curso é uma proposta inédita do ‘Festival Carnívoros’

A proposta do curso de assadores partiu do idealizador do Festival Carnívoros, Dry Beef Júnior, que será o ministrante. Segundo ele, a ideia da turma especial nasceu de uma vontade pessoal de promover inclusão com impacto real na vida dos participantes.

“Procurei instituições para oferecer o curso, disponibilizando um produto que ajudasse no dia a dia de quem o recebesse. Vamos ensinar e também aprender com nossos novos alunos. Estamos prontos para nos adaptar às suas formas de aprendizado e vamos certificar seus acompanhantes também”, destacou.
Dry contou ainda que é filho da Pitanguinha, bairro onde funciona o Instituto Amor 21, e que ficou encantado com o trabalho da entidade. “Inclusão sempre foi tema de interesse pessoal. Essa iniciativa que precisa se repetir”, completou.

Além da formação inédita dos assadores com síndrome de Down, o Festival Carnívoros celebra sua 10ª edição consolidado como o maior evento do segmento no Nordeste. Com realização marcada para os dias 1º e 2 de agosto, o festival promove o “Curso Carnívoros”, uma imersão com mais de 12 horas de conteúdo técnico e prático na arte do churrasco.

“Muitos alunos formados já estão sendo absorvidos por um mercado aquecido e em expansão no país”, afirma Dry Beef Júnior, referência nacional em carnes e idealizador do evento.

Para ampliar o alcance social, o curso também contempla alunos de instituições como o Instituto Reviver (Ponta Grossa), Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (Antares) e Instituto Flor de Mandacaru (Cidade Universitária), além do Amor 21. Ao todo, oito alunos terão acesso à capacitação gratuita.
O ponto alto será o Festival Carnívoros, que acontece na tarde e noite do dia 2 de agosto na sede da Adepol, em Jacarecica.