Cidades
Formação sobre povos indígenas Warao reúne profissionais da Assistência Social
Evento aconteceu no Fundo de Amparo ao Morador, no bairro Antares, reunindo cerca de 50 pessoas

Na manhã dessa quinta-feira (10), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) participaram da Oficina de Formação Sobre Povos Indígenas Warao. A ação aconteceu no auditório do Fundo de Amparo ao Morador, no Antares, e reuniu cerca de 50 pessoas.
O evento teve como objetivo realizar a capacitação e o desenvolvimento de habilidades para um atendimento culturalmente sensível e respeitoso, considerando as especificidades dos povos indígenas Warao e os desafios do acolhimento institucional.
A subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, falou sobre a importância da qualificação nos serviços potencializando os atendimentos e aproximação dos equipamentos aos migrantes.
"O entendimento no processo de atendimento é mais respeitoso com o cuidado cultural, com o processo de escuta adequada. Assim, iremos atendê-los da melhor maneira, através de uma formação com essa especificidade", explicou.
A programação contou com uma palestra da cientista política da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Clarissa Calazans, que abordou os desafios dos serviços, aplicação de leis, introdução à ONU e abertura para debates com os profissionais sobre a execução do serviço.
"A migração é uma condição, mas a gente vai entender que esse marco é internacional, nacional também. Com essa capacitação, Iremos entender como as legislações foram se construindo, suas aplicações e individualidades", disse Clarisse.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Cinema
F1: O filme com Brad Pitt é baseado em história real?
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
5Redes sociais
PED do PT: Chapa denuncia compra de votos, bolsonaristas e entregas de cestas básicas