Cidades

Criança morre com suspeita de meningite após agravamento do quadro clínico

Secretaria de Saúde acompanha o caso e adota medidas preventivas

Por Tribuna Hoje 02/07/2025 10h08
Criança morre com suspeita de meningite após agravamento do quadro clínico
Luiz Henrique, atendido inicialmente na UPA do Benedito Bentes, foi transferido em estado grave para o Hospital da Criança, onde não resistiu - Foto: Reprodução

Na madrugada dessa terça-feira (1º), uma criança identificada como Luiz Henrique da Silva, de apenas 4 anos, faleceu após ser transferida em estado grave da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes para a UTI do Hospital da Criança, em Maceió. O caso está sendo tratado pelas autoridades de saúde como suspeita de meningite.

Luiz Henrique havia sido atendido na manhã de segunda-feira (30), apresentando sintomas considerados inespecíficos. Segundo nota divulgada pela UPA, ele passou por avaliação médica, recebeu tratamento inicial e foi orientado a retornar em caso de novos sintomas ou agravamento, o que infelizmente aconteceu.

Com a piora do quadro, o caso passou a ser acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como suspeita de meningite. A criança foi regulada para o Hospital da Criança, unidade referência no atendimento pediátrico, mas não resistiu.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a criança deu entrada no hospital em estado crítico. Foi imediatamente encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde precisou ser entubada e medicada para tratar um quadro de choque séptico, aliado à suspeita de meningite.

A SMS informou que a notificação foi feita às autoridades competentes e que iniciou, de forma preventiva, a profilaxia em contatos próximos. Também está oferecendo suporte psicológico e clínico à família da vítima e à escola que Luiz Henrique frequentava.

A UPA Benedito Bentes declarou que segue todos os protocolos clínicos e assistenciais estabelecidos, mantendo o compromisso com a segurança e a qualidade do atendimento. Em nota, a equipe lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à família da criança.

O caso segue sob investigação para confirmação do diagnóstico e rastreio de possíveis contatos.

Como a meningite contagiosa é transmitida?

->Gotículas respiratórias:
A principal forma de transmissão é através do contato com gotículas de saliva e secreções respiratórias de pessoas infectadas, que podem ser expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

->Contato próximo:
Beijos, contato próximo e prolongado com pessoas infectadas aumentam o risco de contágio.

->Ambientes fechados:
Em locais com grande concentração de pessoas, a transmissão pode ser mais fácil.

Tipos de meningite e contagiosidade:

Meningite bacteriana: É contagiosa e pode causar epidemias. A meningite meningocócica é um exemplo grave e contagioso.

Meningite viral: Também pode ser contagiosa, principalmente a causada por enterovírus.

Meningite fúngica: Não é contagiosa e geralmente afeta pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.