Cidades
Acústica é tema urgente para qualidade de vida nas cidades
Para ampliar o conhecimento sobre conforto sonoro, CAU/AL realiza palestra técnica para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo

A audição é o único sentido humano que permanece ativo 24 horas por dia, até mesmo durante o sono. Ignorar o impacto da poluição sonora nos espaços urbanos pode trazer grandes consequências para a qualidade de vida e até para a saúde da população.
Para ampliar o conhecimento sobre o tema, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) promove no próximo dia 3 de julho, a palestra “Quem precisa de projeto acústico?”. Um evento gratuito que busca ampliar o conhecimento profissional sobre o conforto sonoro nos projetos arquitetônicos e urbanísticos.
A palestra vai acontecer no auditório do CAU/AL, às 18h30 e será ministrada pela especialista Sofia Oliveira, arquiteta e urbanista integrante Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (Sobrac/NE).
Mestre em Engenharia Civil (UFSM) e doutoranda em Tecnologia da Arquitetura (FAUUSP), Sofia alerta que ruídos excessivos ou mal controlados em ambientes urbanos e construídos podem gerar estresse, dificultar a concentração nos estudos e trabalho, interação social e até impactar na saúde mental. E que muitos ainda não percebem o poder do som na experiência humana.
“A acústica busca controlar o comportamento do som no ambiente. Em um projeto, ela define se um espaço será um refúgio de tranquilidade ou uma fonte de incômodo invisível. Nosso objetivo é mostrar como o conhecimento técnico em acústica é uma ferramenta poderosa para gerar valor e bem-estar nas construções e no urbanismo, visando qualidade de vida”, explica a especialista.
ACÚSTICA E A CIDADE
O presidente do CAU/AL, Geraldo Majela Faria, diz que, apesar de relevante, a acústica não é uma disciplina aprofundada na graduação de arquitetura e urbanismo. Ao promover o debate e o conhecimento científico no tema, o CAU/AL busca reforçar a relevância de arquitetos e urbanistas no planejamento de ambientes verdadeiramente confortáveis e funcionais, inclusive nos espaços públicos.
Em abril deste ano, a Sobrac/NE e o CAU/AL realizaram em Maceió, o VIII Simpósio de Acústica, evento que reuniu especialistas no tema e debateu meios de melhorar o conforto sonoro nas cidades e soluções em planejamento e materiais acústicos.
“O conforto acústico é tão importante quanto a iluminação ou a ventilação natural em um projeto. Não se trata apenas de reduzir os ruídos, mas de criar ambientes onde as pessoas possam viver, trabalhar e se desenvolver plenamente, com qualidade de vida e saúde. O CAU/AL tem o papel de fomentar essa consciência e orientar nossos profissionais para que entreguem projetos com excelência em todas as dimensões, incluindo a sonora”, afirma o presidente Geraldo Faria.
As inscrições para a palestra estão disponíveis em www.caual.gov.br.
Serviço
O quê: Palestra “Quem precisa de projeto acústico?”
Para quem: Profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Quando: 03 de julho, às 18h30.
Onde: Sede do CAU/AL, Ed. Norcon Empresarial, Av. Gustavo Paiva, Mangabeiras.
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/quem-precisa-de-projeto-acustico/2996869Gratuito. Vagas limitadas.
Mais lidas
-
1PROGRAME-SE
Comércio de Maceió fecha no Dia do Comerciário; shoppings funcionam parcialmente
-
2Mistérios, romances e reviravoltas!
O que aconteceu com a jovem Cadence na série Mentirosos?
-
3Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
4Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
5Trágico!
Jogo final! Reviravolta da jogadora 222 é a coisa mais triste que a série 'Round 6' já fez