Cidades

Dois jacarés são encontrados mortos em praias do Litoral Norte de Maceió

Por Tribuna Hoje 27/05/2025 15h32
Dois jacarés são encontrados mortos em praias do Litoral Norte de Maceió
Jacarés em óbito são encontrados em praias de Maceió - Foto: Biota

Dois jacarés foram encontrados mortos em praias de Maceió em um intervalo de tempo de menos de 24 horas. Sendo um na praia de Ipioca e outro na de Guaxuma, no Litoral Norte da capital.

Um dos animais é um jacaré-de-papo-amarelo Caiman latirostris, medindo quase 1 m (subadulto). O outro não foi identificado a espécie. O primeiro achado foi em Ipioca nessa segunda-feira (26) e o outro animal foi encontrado na areia da Praia de Guaxuma nesta terça-feira (27), ambos em óbito.

O registro foi feito pela equipe do Instituto Biota de Conservação. De acordo com bruno Steffanis, presidente da entidade, ‘’esses tipos de registros são chamados ‘incomuns’ tais como preguiças, tatus, porcos-espinhos e etc… Muitos dos animais que não são nossa especialidade não fechamos a espécie’’, explicou.

Espécie

O jacaré-de-papo-amarelo (nome científico: Caiman latirostris), também chamado de ururau, é um réptil crocodiliano da família Alligatoridae e gênero Caiman. É amplamente distribuído pelo sudeste da América do Sul, ocorrendo em qualquer ecossistema associado à água nas bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco, sendo comum desde o extremo leste do Brasil até o Uruguai. Também ocorre em ecossistemas costeiros, como mangues. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada. Possuem o focinho mais largo de todos os crocodilianos.

Aniaml foi encontrado durante monitoramento do Biota (Foto: Biota)