Cidades

Rio Jitituba transborda em Flexeiras e outros se aproximam do limite

Semarh registra elevação crítica dos mananciais São Miguel, Jacuípe, Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe; Defesa Civil segue monitoramento

Por Tribuna Hoje com assessoria 21/05/2025 10h31 - Atualizado em 21/05/2025 11h19
Rio Jitituba transborda em Flexeiras e outros se aproximam do limite
Rio Jitituba transborda e invade ruas e imóveis em Flexeiras - Foto: Assessoria

O Rio Jitituba, no município de Flexeiras, transbordou na manhã desta quarta-feira (21) e invadiu as ruas e imóveis da cidade. A força da água arrastou calçadas. O alagamento impactou o tráfego. Os Rios São Miguel, Jacuípe, Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe estão com nível elevado, próximos do limite de transbordamento e preocupam as autoridades, conforme o mais recente boletim da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). 

Devido à cheia, muitas pessoas tiveram que deixar suas casas. Algumas buscaram abrigo na casa de parentes. Quem não tinha para onde ir foi relocado em escolas do município com o apoio da Defesa Civil. O órgão também organizou a remoção e estocagem dos móveis no Clube Municipal, onde permanecerão até que a situação se normalize.

A Prefeitura de Flexeiras recomenda que as pessoas que moram em áreas mais baixas e próximos das margens de mananciais fiquem atentas às orientações de segurança divulgadas pelas autoridades e evacuem seus imóveis em caso de risco.

MONITORAMENTO

O boletim hidrológico da Semarh, divulgado às 6h desta quarta-feira, aponta ainda que as Lagoas Mundaú e Paraíba também estão em alerta, com risco de transbordamento nas próximas horas, especialmente em Marechal Deodoro.

Em São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel alcançou 348 cm, superando a cota de atenção (300 cm), com estabilização lenta, mas ainda em nível crítico.

Em Flexeiras, o Jitituba ultrapassou a cota de transbordo (370 cm), atingindo 424 cm durante a madrugada, provocando alagamentos urbanos.

No Jacuípe, a elevação foi de 30 cm por hora a partir das 4h da manhã, chegando a 399 cm – próximo da cota de atenção, exigindo vigilância contínua.

O Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, e o Manguaba, em Porto Calvo, registraram 469 cm e 250 cm, respectivamente, com alagamentos em áreas ribeirinhas.

No litoral Norte, o Rio Camaragibe apresenta pontos de transbordamento em áreas baixas de Matriz e Passo de Camaragibe, agravado pela influência do mar.

As lagoas Mundaú e Paraíba seguem com elevação constante. Em Marechal Deodoro, a cota chegou a 252 cm, acima do nível de atenção (230 cm). Em Pilar e Maceió, os níveis estão em 130 cm e 90 cm, respectivamente.

A Semarh reforça que equipes seguem em campo e em plantão permanente, atualizando os dados em tempo real.