Cidades

IMA apresenta resultados do monitoramento do Planejamento Estratégico aos colaboradores

Encontro reforça o compromisso com uma gestão mais estratégica, transparente e voltada para resultados

Por Ascom IMA/AL 14/05/2025 23h30
IMA apresenta resultados do monitoramento do Planejamento Estratégico aos colaboradores
Apresentação aconteceu na manhã da terça-feira, na sede do IMA - Foto: Ascom IMA/AL

Com foco na transparência e no fortalecimento da gestão, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu, na terça-feira (13), a apresentação do monitoramento do Planejamento Estratégico aos colaboradores. A ação marcou um importante momento institucional para divulgar os resultados alcançados, identificar desafios e apresentar o plano de ação estratégico que guiará as atividades do órgão em 2025.

Na apresentação, foi destacado que o Planejamento Estratégico do IMA 2023-2026 passa por monitoramento anual, permitindo acompanhar os resultados e identificar pontos de atenção. Entre os destaques positivos, foram apontados avanços nas diretrizes de inovação, com 100% dos serviços já digitalizados, além da adequação dos recursos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para o diretor-executivo do IMA, Ivens Leão, os avanços tecnológicos e a virtualização de processos têm transformado a gestão pública. Ele destaca que a busca por eficiência e transparência exige uma atuação estratégica, com foco em inovação e adaptação às novas exigências digitais.

“A busca por maior eficiência e, sobretudo, por transparência no governo exige um trabalho cada vez mais estratégico e alinhado aos novos requisitos digitais. Nesse contexto, investir em inovação e acompanhar esses progressos é essencial para garantir uma administração pública mais ágil, acessível e comprometida com a entrega de resultados à sociedade”, explica o diretor.

O Planejamento Estratégico do IMA está estruturado em diferentes áreas: Sociedade, Público-Alvo, Aprendizado e Crescimento, assim como Resultados de Sustentabilidade Financeira. Na área da Sociedade, as diretrizes incluem a atuação proativa em temas de interesse público, o estabelecimento de parcerias com entes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e órgãos de controle, além do protagonismo na Agenda Sustentável de Alagoas.

Segundo a assessora de Governança e Transparência (AGT), Natália Lins, que conduziu o encontro e evidenciou a importância do monitoramento contínuo para o fortalecimento da gestão pública, o momento serviu para alinhar os resultados já obtidos com os objetivos futuros do órgão.

“Realizar esse momento hoje foi muito importante para o IMA. Apresentamos o monitoramento do plano de ação para 2025 e também do planejamento estratégico da instituição. Mostramos os pontos positivos já alcançados e identificamos questões que ainda precisam ser fortalecidas, destacando os aspectos em que devemos trabalhar com mais foco”, disse a assessora.