Cidades

Secdef participa de doação de alimentos do Alagoas Sem Fome à instituição de apoio a pessoas com câncer

Iniciativa já entregou 56,6 toneladas de comida a entidades cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã

Por Marcelo Alves / Ascom Secdef 30/04/2025 00h17
Secdef participa de doação de alimentos do Alagoas Sem Fome à instituição de apoio a pessoas com câncer
Secretária participou da entrega de uma tonelada de alimentos para a Associação de Pessoas com Câncer - Foto: Matheus Nascimento / Ascom Secdef

O Governo de Alagoas promoveu mais uma doação de toneladas de alimentos, por meio do Programa Alagoas sem Fome, na tarde desta terça-feira (29). A titular da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Tereza Nelma, participou da entrega, que contemplou a Associação de Pessoas com Câncer (Apecan), no Jaraguá.

Tereza Nelma destacou o empenho e a contribuição do governo estadual, por meio da coordenadora do Alagoas Sem Fome, Paula Dantas, para a erradicação da fome no estado. "Estou representando o Governo do Estado, que dá exemplo para o país, mostrando que é possível transformar a realidade da sociedade, principalmente daquelas pessoas que têm fome e não têm seu prato de comida. Essa segurança alimentar garantida, através de políticas públicas concretas, tem fortalecido Alagoas nessa atuação contra a contra fome e a pobreza", disse.

A Associação de Pessoas com Câncer (APECAN) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 2012. Com essa doação, o Alagoas sem Fome já distribuiu 56,6 toneladas de comida e contemplou 59 entidades alagoanas cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.

A presidente da Apecan, Giullyane Floracy, explicou que a instituição disponibiliza assistência e orientações a pessoas com diagnóstico de câncer, em sua grande maioria mulheres, desde o tratamento até o relacionamento social. "A instituição procura assegurar uma atenção médico-hospitalar, viabilizar os direitos da pessoa com câncer e oferecer ações assistenciais e auxílio psicológico aos pacientes, cuidadores e seus familiares, visto à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em todo o seu círculo social", disse.

Alagoas sem Fome

Maior programa de combate à fome da história do estado, o Alagoas sem Fome foi criado, por meio da Lei Estadual No 9.128, de 26 de dezembro de 2023, para intensificar o combate à pobreza e à fome no estado e se caracteriza como uma política pública estadual de caráter permanente. O Alagoas sem Fome atua de forma intersetorial, contando com várias secretarias do Governo, além de esforços conjuntos de instituições privadas, do setor produtivo e da sociedade civil.