Cidades
Faixa Verde da orla marítima de Maceió garante segurança e mobilidade
Espaço é utilizado por maceioenses e visitantes para atividades físicas

Em janeiro de 2025, a Faixa Verde da orla marítima de Maceió comemorou três anos. A ampliação próxima ao calçadão passou de 1,2 km para 2,7 km, o que totaliza 3,9 km. O espaço transforma a rotina dos maceioenses e visitantes com a segurança que foi aprimorada. A área é utilizada por pessoas que praticam atividades físicas como corrida e caminhada e com o ordenamento, ao oferecer um ambiente mais propício para a convivência entre os diversos públicos que circulam no local.
“Acredito que, de certa forma, a Faixa Verde se torna um refúgio seguro para a prática esportiva, visto que, diante do crescimento massivo do comércio na região, as calçadas passaram a contar com uma quantidade muito grande de pessoas circulando diariamente. O uso da Faixa Verde vem como uma forma de deixar os dois públicos tranquilos e livres de qualquer adversidade que o esporte possa gerar”, diz o triatleta Matheus Romeiro.
Para Matheus, o espaço garante segurança e tranquilidade para as pessoas que praticam atividades físicas em um ambiente urbano e ainda pode elevar o desempenho de atletas amadores ou profissionais.
O intuito da Prefeitura de Maceió, em criar um espaço urbano na orla marítima das praias de Ponta Verde e Pajuçara, e ainda no Canteiro Central da Avenida Silvio Carlos Viana, é promover políticas públicas de mobilidade e integração social para que maceioenses e visitantes desfrutem de hábitos saudáveis de vida.
A ampliação da Faixa Verde mostra como intervenções urbanas podem ter efeitos positivos e contribuem para uma convivência mais harmoniosa nas áreas de maior circulação. No local, de dia ou de noite, é possível ver famílias, crianças, jovens e idosos usufruindo do ambiente para promover a saúde.
Quem utiliza o espaço para praticar atividades físicas também é beneficiado, porque na Faixa Verde da orla marítima, as pessoas podem fazer caminhada, correr ou circular com patins e patinetes.
O investimento da gestão municipal em mobilidade urbana, estendendo o passeio público para pedestres e criando espaços como a Faixa Verde, contribui para a transformação social e urbana, ao mesmo tempo em que atende às demandas da população, oferecendo espaços que estimulam o bem-estar e a integração comunitária.
A área é um exemplo de que o investimento em infraestrutura urbana gera desenvolvimento sustentável e inclusivo, ao dotar Maceió com uma orla marítima urbana revitalizada, e transformar a capital alagoana em um modelo de cidade moderna, que propicia qualidade de vida para maceioenses e visitantes.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’