Cidades
Dia Nacional dos Cornos é festejado neste 25 de abril em Alagoas
Muitos homens admitem terem sido traído e até se reúnem para trocar suas experiências sobre infidelidade das mulheres

Hoje, dia 25 de abril é Dia dos Cornos e a data é, anualmente, aguardada com grande expectativa em um lugar específico no litoral Sul de Alagoas: a Rua dos Cornos, na Barra Nova, no município de Marechal Deodoro. Oficialmente batizada de Rua Afonso Alves de Carvalho, a rua é, segundo seus moradores e vizinhos, conhecida “internacionalmente” com Rua dos Cornos, devido à alta concentração de pessoas que foram passadas para trás nos relacionamentos amorosos.
Superada a decepção inicial, os vizinhos passaram a compartilhar as histórias dos amores mal resolvidos e ostentarem, com orgulho, seus “chifres”, além de dividirem o mesmo CEP e chorarem juntos as amarguras de um amor não correspondido.

O vigilante Dean Moura, 39, o pedreiro Ednaldo Alves de Carvalho, 55 anos, o autônomo Josival Aninha dos Santos, o “Ferrugem”, 42, são amigos inseparáveis e costumam se reunir na calçada e entre tira-gostos e latinhas de cerveja desafogam suas mágoas.

Dean criou o filho de uma ex-namorada por 11 anos. Entre um bochicho e outro, resolveu fazer o exame de DNA e descobriu que o filho não era dele. Ednaldo, mais precavido, pediu o divórcio antes de ser traído. “Não podia dar bobeira. Sou nascido e criado na Rua dos Cornos”. O Ferrugem traiu o próprio irmão ao se envolver com a cunhada. Foi uma vingança, antes desse episódio, ele já havia sentido a decepção de uma traição.
O trio passou algumas dicas. Segundo eles, infalíveis para não serem mais “chifrados”. Viver solteiro e namorar quantas mulheres quiserem, por apenas um dia. Entregar o cartão de crédito ou fazer pix para agradar a parceira ou beber muito e ir dormir quando a mulher resolver passear.
Com uma população estimada, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE), em 62.341 habitantes, Marechal leva o assunto na brincadeira. Na Praia do Francês, no mesmo município, já fez sucesso um outro ponto turístico e pitoresco, o Bar do Corno.
A histórica cidade localizada na região metropolitana de Maceió, abrigou, durante anos, chamando a atenção de nativos e turistas, a irreverência do proprietário Plínio. O Bar do Corno só fechou quando ele faleceu. Além do avental, o chapéu de couro com chifres de boi foi sua indumentária mais famosa. O trailer ficava instalado à beira-mar e entrou, definitivamente, para a história do lugar. E não é conversa de pescador! É conversa de corno!
Origem das comemorações está relacionada às tradições religiosas
A origem do Dia do Corno está relacionada a uma tradição religiosa dos Açores, Portugal, onde se celebrava São Marcos com a entrega de cornos de animais como oferenda. No Brasil, a data foi adaptada e ironizada, tornando-se um dia para debater e até mesmo celebrar o tema da traição em tom humorístico.
As histórias modernas sobre corno abriram um parêntese para apresentar o fetiche cuckold, com intensidade e liberdade. Com quase meio milhão de adeptos no Brasil, o cuckold se destaca pela naturalidade com que casais vivem a fantasia do “corno consensual”.
Entre os adeptos do fetiche, 92% sentem tesão ao imaginar a parceira com outro homem, e 78% dizem ter esse desejo desde antes do relacionamento atual.
Uma nova pesquisa do maior site de sexo e swing da América Latina, revelou que milhares de casais estão ressignificando o papel do “corno”, transformando o termo em símbolo de liberdade, confiança e desejo compartilhado.
O levantamento realizado pelo site neste mês, em comemoração ao Dia do Corno, mostrou que sete estados do Nordeste têm índices por volta de 35% de usuários que se identificam com esse fetiche. Alagoas aparece como o 5° no ranking. À frente de Alagoas, estão Ceará (38,32%), Rio Grande do Norte (37,99%), Pernambuco (36,53%) e Sergipe (36,51%). Na sequência, estão Bahia (35,40%), Piauí (34,99%), Paraíba (34,23%) e Maranhão (34,36%).
Os casais que exploram o cuckold mantém regras claras, dizem que conversam antes e depois de cada encontro e reforçam que a confiança é essencial. Algumas mulheres contaram que o sexo com terceiros fortaleceu o laço do casal.
O terceiro na relação – o comedor de casadas (ou bull como é conhecido por alguns casais) – precisa entender que está entrando em uma intimidade a dois e admitiram que “tem que saber quando chegar, quando sair e respeitar os limites do casal”.
Maceió está entre as 20 cidades brasileiras com mais pessoas infiéis
Um ranking feito por um site de encontros extraconjugais, elencou as 20 cidades brasileiras nas quais as pessoas são mais infiéis por proporção. E Maceió está na lista.
A capital alagoana ficou na 17ª colocação, logo atrás de Salvador. No Nordeste, o ranking é liderado por João Pessoa e Recife. Já em território nacional, Brasília é considerada a região que mais trai. Os números são referentes às inscrições no aplicativo de encontros. Veja o ranking: Brasília, Goiânia, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Campo Grande, Santo André, Belo Horizonte, Guarulhos, Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo, João Pessoa, Recife, Natal, Salvador, Maceió, Manaus, São Luís e Teresina.
Na Feirinha da Pajuçara, cachaças com rótulos homenageando cornos são algumas das lembrancinhas preferidas para presentear os amigos no retorno da viagem. A garrafa de 350 mililitros da “Amansa Corno” é vendida a R$ 12,00. O porre saí até em conta, se comparado ao valor do chapéu com chifres de boi. Homenagear o amigo corno pode doer na autoestima da vítima e doer no bolso do comprador. O objeto símbolo do corno custa R$ 170,00.

Brincadeiras à parte e tratando o assunto à luz da ciência, na avaliação da psicóloga clínica e jurídica Luciana de Araújo Vieira, os relacionamentos amorosos foram constituídos socialmente e historicamente, alicerçados no amor romântico, no modelo patriarcal, monogâmico e heteronormativo.
Ao longo das décadas, acrescentou a psicóloga, novas construções de relacionamentos vieram à tona, entre elas, o poliamor, que traz a possibilidade de amar e se relacionar sexualmente com mais de uma pessoa simultaneamente, defendendo a própria gestão do casal no controle de seus corpos e modos de se relacionar.
“À luz da psicologia, algumas vertentes como a psicologia social, psicologia comportamental, os relacionamentos contemporâneos estão mais flexíveis quando comparados às gerações anteriores, ou seja, os casais buscam adaptações quanto aos desejos sexuais e possibilidades diversas de relacionamentos afetivos e sexuais, o que por sua vez, foge do padrão tradicional de conjugalidade”.
Psicóloga
Luciana de Araújo Vieira é psicóloga da 26ª Vara Cível da Capital-Família e defendeu que para a psicologia social, as transformações socioculturais podem impactar diretamente os comportamentos e vínculos pessoais, a influência gigantesca da internet e redes de relacionamentos, a disseminação de conteúdos sexuais, como fetichismo, a crítica à monogamia, a quebra de tabus e a concreta liberdade sexual são alguns pontos de análise acerca dos novos arranjos amorosos e sexuais, como o poliamor e suas variações.
Com mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e título de especialista em psicologia jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Luciana de Araújo Vieira, em um mundo tão plural, não cabe julgamentos do certo ou do errado, o ponto central é, este arranjo promove qualidade de vida, bem estar e relacionamentos saudáveis aos envolvidos?

“Desde que haja consentimento, acordo, comunicação clara e respeito, cada casal pode ter a liberdade de seguir seu próprio script. As críticas à modalidade relacional denominada poliamor levantam muita polêmica na sociedade sob várias perspectivas legais, psicológicas, religiosas e culturais”, pontuou.
O corno em canções
A traição é tema de incontáveis músicas. A cantora Naiara Azevedo fez sucesso com o hit “50 Reais”, que gravou com a dupla Maiara e Maraísa. A música é inspirada em uma história de traição real vivida pela própria cantora. As dores da traição estão presentes no repertório da cantora Marília Mendonça, eterna “Rainha da Sofrência” que triunfou com a música “Infiel”.
Outros sucessos são sempre lembrados quando o assunto é traição Chitãozinho & Xororó – Evidências; Reginaldo Rossi – Garçom; Bruno & Marrone – Por um Minuto; Zezé Di Camargo & Luciano – Dou a Vida por um Beijo; Marília Mendonça & Maiara e Maraisa – Esqueça-me se For Capaz; Leonardo – Coração Bandido; Milionário e José Rico – Duas Camisas; Edson & Hudson – Esqueça Que Eu Te Amo; Tentei Te Esquecer – Matogrosso & Mathias; Mamonas Assassinas – Bois Don`t Cry; Matogrosso e Mathias – Na Hora Do Adeus; Falcão – Vida de Corno –Reginaldo Rossi – Aceito Tudo de Você (Dor de Corno).
Fora do país, a colombiana Shakira, por exemplo, recentemente chegou ao topo do ranking do Spotify mundial com “BZRP Music Sessions Vol. 53”. Na música, ela expõe a separação polêmica do seu ex-marido Gerard Piqué.
Lançada em 2016, Sorry é mais uma música internacional sobre traição, presente no sexto álbum de Beyoncé, “Lemonade”. A letra retrata uma personagem que se sente cansada pelas desculpas esfarrapadas do cara.
A eterna princesinha do pop Britney Spears teria traído Justin Timberlake com Wade Robson, um amigo do cantor na época. Assim, o cantor compôs "Cry Me a River", transbordando toda a sua decepção com Britney. Embora retrate um tema delicado, a música se tornou um dos maiores hits da carreira de Justin.
Tipos de corno e seus significados
01. Abelha: O que vai para rua fazer cera e volta cheio de mel.
02. Ateu: Aquele que leva chifre mas não acredita.
03. Atleta - É aquele que descobre que leva chifre sai correndo para casa.
04. Atrevido: Aquele que se mete na conversa da mulher com o Ricardão
05. Xuxa: O que não larga a mulher por causa dos baixinhos.
06. Banana: A mulher vai embora e deixa uma penca de filhos.
07. Brahma: O que pensa que é o número 1
08. Bravo: Aquele que quando é chamado de corno, quer brigar.
09. Brincalhão: Aquele que leva chifre o ano inteiro e no carnaval sai fantasiado de côrno.
10. Bateria: O que vive dizendo," -Vou tomar uma solução ".
11. Burro - é aquele que segue a mulher o tempo todo e quando flagra exclama: "Eu não entendo!!!".
12. Camarada: Aquele que ainda empresta dinheiro para o Ricardão.
13. Vingativo: Aquele que descobre que é corno e vai para a rua dar para qualquer um.
14. Cebola: Quando vê a mulher com outro só chora.
15. Vidente: Aquele que diz "eu já sabia"
16. Churrasco: Aquele que mete a mão no fogo pela mulher.
17. Cigano: Aquele que toda vez que leva chifre, muda de bairro.
18. Crente: Aquele que sempre crê que sua mulher é honesta.
19. Teimoso: O que leva chifre da mulher e da amante.
20. Denorex: Aquele que não parece, mas é.
21. Descarado: Aquele que leva chifre e ainda sai desfilando com a mulher.
22. Desconfiado: Aquele que quando chega em casa procura o Ricardão até atrás dos quadros.
23. Detetive: Aquele que segue a mulher dos cornos e esquece da dele.
24. Dinossauro: Quando chega em casa grita,"Querida cheguei".
25. Educado: Aquele que aprendeu com o pai e nunca deixa de cumprimentar o Ricardão.
26. Recado: Aquele que ainda leva bilhete da mulher para o Ricardão.
27. Familiar: Aquele que leva chifre de parente.
28. Famoso: Aquele que por onde passa ‚ é reconhecido como tal.
29. Fofoqueiro: Aquele que leva chifre e sai contando para todo mundo.
30. Preguiça: O que só chega atrasado,"Eu ainda te pego".
31. Frio: O que leva chifre e não esquenta.
32. Político: Aquele que só faz promessa para resolver este problema.
33. Granja: O que dá casa e os outros comem.
34. Inflação: A cada dia que passa o chifre aumenta.
35. Iô-Iô: O que vai mas volta.
36. Manso: Aquele que evita qualquer confusão com o Ricardão.
37. Masoquista: Aquele que leva chifre mas não larga a mulher.
38. Matemático: O que vê a mulher fazendo 69 com outro e vai para o bar tomar uma 51.
39. Medroso: O que chega em casa muito tarde esperando o Ricardão ir embora.
40. Risadinha: O que leu tudo acima e está dando risadinha agora!
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo