Cidades

Projeto socioambiental: Reunião na Codevasf define prazos para entrega de equipamentos

Por Assessoria 01/04/2025 14h06 - Atualizado em 01/04/2025 14h33
Projeto socioambiental: Reunião na Codevasf define prazos para entrega de equipamentos
Para Mário Agra Júnior, presidente da Uniprópolis, foi importante para a Codevasf e associação concretização de prazos - Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (31/03), a União de Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis) participou de uma reunião com o superintendente da Codevasf (5ª Superintendência Regional), João Lessa, para discutir a demora na entrega dos equipamentos essenciais para a execução do projeto "Impacto Socioambiental para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Criação de Abelhas na Área da Denominação de Origem Manguezais de Alagoas".

O projeto inovador, viabilizado pelo Termo de Fomento nº 953372/2024, firmado com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), com uma abrangência em 14 municípios do litoral alagoano, capacitará 300 famílias de baixa renda que serão os próprios ‘fiscais voluntários’ do meio ambiente, como também estabelecerá metas ambiciosas: produção de 3.000 kg de própolis vermelha, 90.000 kg de mel e a criação de uma cooperativa que poderá gerar uma renda anual de até R$ 24.000 por família.

Para Mário Agra Júnior, presidente da Uniprópolis, o resultado da reunião foi positivo. “Agora temos uma reunião com prazos e entregas definidas. Foi importante para a Codevasf e para nós concretizarmos esses prazos. Analisamos todas as pendências, inclusive já com algumas entregas de equipamentos. No próximo dia 15 de abril, a caminhonete e as caixas ajustadas estarão disponíveis para retirada”, destacou.

Agra lembrou que as caixas anteriormente recebidas pela Codevasf para a doação, estavam fora dos padrões exigidos. As 1200 caixas continham material (eucatex) inapropriado para a manipulação de alimentos. Ao todo, são 3.900 caixas.

O superintendente da Codevasf, João Lessa, se comprometeu em viabilizar a logística para entrega dos lotes de caixas nas cidades da região próxima à sede da superintendência, em Penedo, com cada município recebendo entre 180 a 300 caixas.

“Até o momento, os beneficiários receberam capacitações teóricas, mas a falta dos equipamentos como os macacões, luvas, botas e máscaras, prejudicou a evolução do projeto na prática. Com a chegada das caixas e equipamentos, a expectativa é de avanço significativo nas atividades”, pontuou Mário Agra Júnior.

A reunião também contou com a participação da equipe técnica da Uniprópolis: Walmária Fortes, Jardiel Pereira, Alex Cordeiro e Cezar Luis.