Cidades

Avenida Leste-Oeste recebe requalificação luminosa após série de furtos

Novos postes serão instalados nos viadutos, na alça viária do bairro do Farol e ao longo da avenida; equipamentos serão chumbados em concreto para dificultar a ação de vândalos e ladrões

Por Ascom Ilumina 28/03/2025 12h09
Avenida Leste-Oeste recebe requalificação luminosa após série de furtos
O objetivo da Ilumina Maceió é melhorar a visibilidade de uma das principais vias de Maceió e evitar casos de furtos - Foto: Débora Cândido

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió iniciou nesta sexta-feira (28), a requalificação luminosa da Avenida Governador Afrânio Lages, mais conhecida como Avenida Leste-Oeste. Os viadutos e a alça viária Sandoval Caju, no bairro do Farol, ficarão mais iluminados. A obra consiste na instalação de 19 novos postes metálicos com altura de 10m, e luminárias em LED, sendo dez deles instalados na ladeira do ‘S’, enquanto o restante contemplará a avenida.

O objetivo da Ilumina Maceió é melhorar a visibilidade de uma das principais vias de Maceió, mas também evitar furtos, uma vez que, principalmente na alça viária, foram registrados casos em que os bandidos roubaram postes inteiros.

Os novos equipamentos possuem altura maior do que os que estão atualmente no local e serão chumbados em concreto, o que deve dificultar a ação de meliantes. Os atuais postes serão retirados e realocados em outros pontos da cidade.

A nova rede será composta por luminárias em LED de 185W na avenida, enquanto a alça será contemplada com lâmpadas de potência de 120W.

A nova rede será composta por luminárias em LED de 185W na avenida, enquanto a alça será contemplada com lâmpadas de potência de 120W. Foto: Débora Cândido
A nova rede será composta por luminárias em LED de 185W na avenida, enquanto a alça será contemplada com lâmpadas de potência de 120W. Foto: Débora Cândido


Na última semana, os viadutos localizados na Avenida Afrânio Lages pelo bairro do Farol, a cerca de 100m de distância um do outro, também foram vandalizados. Os locais receberão reforço e reparo nos cabeamentos, projetores e conexões, com remanejamento da rede de iluminação para um local que dificulte a ação dos bandidos.

Sobre os desafios enfrentados devido aos furtos recorrentes, o diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, destacou a gravidade da situação: "Os furtos de cabeamento e equipamentos não afetam apenas a iluminação pública, mas comprometem diretamente a segurança dos maceioenses. Nosso objetivo é reforçar a estrutura e trabalhar junto às para coibir essas ações criminosas. Nesse sentido, também aproveitamos para ampliar a qualidade dos equipamentos da via e garantir maior eficiência na prestação do serviço”.