Cidades

Com foco na ressocialização, Sistema Socioeducativo de Alagoas tem recorde de progressões de pena

16 adolescentes conquistam progressão ou extinção, no 1º Ciclo de audiências concentradas de 2025

Por Everton Dimoni / Ascom Seprev 28/03/2025 00h03
Com foco na ressocialização, Sistema Socioeducativo de Alagoas tem recorde de progressões de pena
Audiências reúnem promotores de Justiça, defensores públicos, equipes técnicas e familiares dos socioeducandos - Foto: Augusto Costa / Ascom Seprev

O Governo do Estado avança na construção de um sistema socioeducativo de excelência e garante a ressocialização plena de adolescentes e jovens em conflito com a lei. Um reflexo disso foi a progressão de pena de adolescentes que participaram do primeiro ciclo de audiências concentradas de 2025, promovido pela 1ª Vara Criminal da Capital – Infância e Juventude. Dos 17 adolescentes que participaram, 16 tiveram suas penas reduzidas ou extintas.

As audiências concentradas são presididas por um magistrado da Infância e Juventude e reúnem promotores de Justiça, defensores públicos, equipes técnicas e familiares dos socioeducandos, garantindo uma reavaliação individualizada das medidas socioeducativas.

O juiz Sóstenes Costa de Andrade, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, enfatiza a importância da escuta sensível para a efetividade da medida. “As audiências concentradas possibilitam que o adolescente seja reavaliado e possa ser reinserido na sociedade com sucesso. Isso pode ocorrer por meio da progressão ou extinção da medida, sempre considerando o caráter pedagógico mais adequado a cada caso”, explica o magistrado.

Para Ricardo Dória, titular da Seprev, os resultados demonstram a efetividade da política socioeducativa do Estado. “Ver 16 dos 17 socioeducandos conquistando progressão ou extinção de medida comprova que estamos no caminho certo. Isso reflete o trabalho humanizado da Seprev, que busca oferecer novas oportunidades e um futuro digno para esses adolescentes”, afirmou o secretário.

O gestor destacou ainda a contribuição do estudo, da qualificação profissional e das atividades de cultura, esportes e lazer para o êxito da medida socioeducativa em Alagoas.

“O Governo do Estado conta com uma política de governo bem estabelecida, que contempla excelentes profissionais, programas e projetos voltados para a socioeducação. Com uma estrutura de excelência e metodologias eficientes, temos impulsionado nossos jovens para uma vida com mais oportunidades”, finalizou Dória.