Cidades

Mais de 270 toneladas de resíduos são removidas das redes de esgoto em Maceió

Ação foi realizada com caminhão desenvolvido especialmente para atuar em redes com grandes diâmetros e alto fluxo

Por Ascom BRK 27/03/2025 18h26 - Atualizado em 27/03/2025 20h34
Mais de 270 toneladas de resíduos são removidas das redes de esgoto em Maceió
Operação percorreu os bairros do Centro, Jaraguá e Poço, regiões selecionadas devido ao alto nível de assoreamento, com acúmulo de areia e material sedimentado na rede - Foto: Ascom BRK

A BRK concluiu, em março, uma megaoperação de limpeza das redes de esgoto na cidade de Maceió. A ação foi realizada com o auxílio de um caminhão desenvolvido especialmente para atuar em tubulações com grandes diâmetros e alto fluxo. Para minimizar impactos à população, os trabalhos ocorreram exclusivamente no período noturno, das 21h às 5h, ao longo de 22 dias. Ao todo, foram retiradas mais de 270 toneladas de resíduos.

A operação percorreu os bairros do Centro, Jaraguá e Poço, regiões selecionadas devido ao alto nível de assoreamento, com acúmulo de areia e material sedimentado na rede. Os resultados obtidos com a intervenção foram a melhoria no escoamento do fluxo de esgoto e a eliminação de possíveis pontos de extravasamento.

O caminhão utilizado na execução dos serviços possui um sistema inovador de remoção de resíduos, e é capaz de operar com uma vazão acima de 6.000 litros por minuto. Além disso, o veículo faz um processo de recirculação, responsável por possibilitar um armazenamento 3 vezes maior que caminhões comuns. Esse mecanismo separa os resíduos sólidos e devolve a parte líquida diretamente à rede, tornando a operação mais eficiente.

“O trabalho realizado foi essencial para melhorar a fluidez do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Essa ação reforça a segurança operacional, prevenindo obstruções e falhas no funcionamento da rede de esgoto", explicou Thales Freire, coordenador de Coleta e Manutenção de Redes da BRK Alagoas.

A BRK investiu mais de R$ 800 mil na operação, e há expectativa de que a iniciativa seja expandida para outras redes coletoras da Região Metropolitana de Maceió.