Cidades
Sistema de videomonitoramento da SSP atrai técnicos do governo de Rondônia
Visita serviu para troca de experiência sobre enfrentamento à violência com uso de câmeras

Representantes da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia realizaram uma visita técnica às instalações da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, nesta terça (25) e quarta-feira (26).
A comitiva formada pelos gestores de Convênio, coronel Sued Rocha; e de Tecnologia, capitão Alex Fernandes; conheceu a estrutura e o funcionamento do serviço de videomonitoramento empregado no enfrentamento à violência em apoio às forças policiais e de salvamento.
Eles foram recepcionados pelas equipes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e da Chefia Geral Integrada de Inteligência. Durante os dois dias, os agentes rondonienses tiraram dúvidas e apresentaram as experiências que já desenvolvem no Norte do país, o que, de acordo com o chefe do Ciosp, major Fernando Alencar, fortalece as parcerias entre os estados.
“Ajuda e muito no combate à criminalidade como um todo. Conhecer a especificidade da prestação de serviços de outro estado permite que melhoremos e cresçamos como força de segurança em prol da tranquilidade dos cidadãos”, enalteceu o oficial alagoano.
Segundo o gestor de Convênio do governo de Rondônia, a visita também servirá para análise de aprimoramento dos futuros processos de renovação da prestação do serviço. “Verificar in loco a atividade de outros estados que desenvolvem ferramentas parecidas possibilita a obtenção de conhecimentos técnicos para que a gente possa aperfeiçoar ainda mais o nosso sistema. Hoje, a gente já possui um sistema similar e podemos fazer o comparativo para ampliar a concorrência em um novo processo licitatório, sem prejudicar a continuidade do serviço já existente”, afirmou o coronel Rocha.
O gestor de tecnologia também elogiou os equipamentos e softwares usados pela SSP de Alagoas. “Lá, desenvolvemos uma solução madura e bastante testada há quase dois anos e, pelo que pudemos observar, aqui em Alagoas os técnicos ainda estão concluindo a implantação da solução. No entanto, vocês possuem recursos novos, que podem ser utilizados na nossa realidade. Saímos satisfeitos com a visita e motivados a solicitar a implantação das iniciativas conhecidas aqui em nossos novos projetos”, disse o capitão Alex.
Quanto à evolução do serviço, o major Alencar reforçou que até o final do mês cerca de 500 câmeras estarão em funcionamento em Maceió, nos 127 pontos e nove totens com botão de emergência.
“Temos buscado ampliar o serviço de forma gradativa, conforme o planejamento inicial. Além dos equipamentos usados na capital, temos também dois totens e mais pontos de câmeras instalados em Arapiraca e na praia do Francês, em Marechal Deodoro, reforçando o empenho do Governo de Alagoas em prol da segurança pública dos alagoanos. A ideia é que no futuro possamos abranger ainda mais lugares, sejam nas atuais cidades ou em outras localidades do estado”, finalizou o chefe do Ciosp da SSP/AL.
O secretário executivo de Gestão Interna da SSP, coronel Jairison de Melo, também enfatizou que o objetivo é ampliar a capilaridade do sistema de videomonitoramento. “Queremos que o serviço das forças de segurança e salvamento esteja cada vez mais fortalecido, e uma das ações para chegar a esta finalidade é, sim, o reforço na quantidade de equipamentos já utilizados. Conseguimos uma grande ampliação com a implantação do novo sistema com câmeras que permitem o reconhecimento facial, o que facilitará na prisão de foragidos da Justiça, e com os botões de pânico, que permitem o contato direto e mais rápido da população com a central de operações, que conta com o trabalho integrado em prol da sociedade alagoana”, reiterou o secretário.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série