Cidades
Secretaria de Estado da Cidadania lança capacitação para atendimento humanizado a pessoas com autismo
Inscrições já estão abertas para a primeira turma em Marechal Deodoro, na próxima sexta-feira (28)

Com o objetivo de aprimorar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), será lançada pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), a primeira capacitação do programa "Autismo em foco: conhecimento que transforma", que acontecerá na próxima sexta-feira (28), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial da Secdef (https://secdef.al.gov.br/).
O programa de capacitação surge como uma resposta direta à crescente necessidade de promover uma compreensão mais aprofundada e sensível sobre as características do TEA em toda a sociedade alagoana.
A iniciativa se alinha com as diretrizes nacionais e estaduais de inclusão e acessibilidade, além de estar em total consonância com o Plano de Governo de Alagoas, que prevê a formação continuada de servidores públicos para o atendimento a pessoas com deficiência e a criação de um programa intersetorial de apoio.
De acordo com o projeto, a ação visa garantir o cumprimento efetivo da legislação vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Lei nº 12.764/2012, que asseguram os direitos das pessoas com TEA. O programa também está alinhado com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite II, buscando promover a inclusão social e a cidadania.
"A abrangência estadual das capacitações permitirá que diferentes municípios de Alagoas elevem a qualidade do atendimento e a promoção dos direitos das pessoas com TEA, diminuindo as desigualdades regionais no acesso aos serviços públicos", explica a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
A seleção dos municípios contemplados para receber as capacitações considerou tanto as solicitações formais dos gestores municipais quanto a análise do número de pedidos da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em cada localidade. Essa metodologia estratégica visa direcionar os esforços para as regiões com maior demanda e interesse na temática.
Autismo em foco
A capacitação é destinada a servidores públicos municipais e estaduais, profissionais de áreas correlatas e cidadãos interessados na temática. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os aspectos legais, direitos fundamentais e o diagnóstico do autismo, além de serem capacitados a adotar uma abordagem mais humanizada e inclusiva.
O programa será realizado em ciclos de capacitação presenciais com duração de aproximadamente 4 horas, com início às 13h00. A metodologia incluirá exposição teórica, discussões práticas e interação com facilitadores especializados que utilizarão recursos visuais e materiais didáticos específicos.
Serviço
Evento: 1ª Capacitação "Autismo em foco: conhecimento que transforma" Data: Sexta-feira, 28 de março de 2025 Horário: Início às 13h00 (credenciamento) Local: Auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Marechal Deodoro Inscrições: Através do site da Secdef Público-alvo: Servidores públicos municipais e estaduais, profissionais de áreas correlatas e cidadãos interessados na temática.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série