Cidades

PM promove aula inaugural do Curso de Controle de Distúrbios Civis

Por Assessoria PM/AL 22/03/2025 12h19
PM promove aula inaugural do Curso de Controle de Distúrbios Civis
III edição da capacitação conta com representantes de dois estados do Nordeste e agentes da PC-AL - Foto: PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas promoveu, na sexta-feira (21), a aula inaugural do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC). O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado e marcou o pontapé inicial da capacitação para os 50 alunos.

Neste ano, a 3ª edição do CCDC conta com 45 representantes da PM-AL, além de dois alunos da PM do Piauí e um voluntário da Polícia de Pernambuco. A lista é fechada com dois representantes da Polícia Civil de Alagoas.

O evento teve início com o tradicional momento de homenagem aos veteranos. Os escolhidos foram os sargentos da reserva remunerada Alberto e Ribeiro, que contribuíram ao longo de décadas para a história da Companhia de Choque. A aula inaugural foi encerrada com uma palestra ministrada pelo capitão Silva Neto, referência no controle de distúrbios pela Polícia Militar da Paraíba.


Em seu discurso, o comandante Paulo Amorim destacou o início de mais uma capacitação promovida pela Polícia Militar e lembrou a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia de Choque na prevenção de conflitos no estado. “Estamos nos tornando uma instituição referência no que diz respeito à capacitação da tropa. Hoje, temos representantes de outros dois estados, além de alunos da Polícia Civil. Isso mostra o nível de excelência e profissionalismo adotados durante a execução dos nossos cursos. O Choque em Alagoas tem excelentes resultados na intervenção de conflitos e isso é reflexo de um efetivo bem treinado e preparado. Com certeza, ao final dessa etapa, os senhores serão multiplicadores de uma doutrina comprovadamente eficiente”, destacou o coronel.


Neste ano, o Curso de Controle de Distúrbios Civis realiza a sua terceira edição e 50 participantes terão um total de 258 horas/aulas. A malha curricular a ser aplicada obedecerá um projeto pedagógico que inclui disciplinas como Legislação de Policiamento de Choque, Uso Diferenciado da Força, Direitos Humanos, Táticas e Técnicas de Operações de Choque, Tiro Defensivo e Material Bélico.

A solenidade de formatura foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.