Cidades

Vídeo: MUVB repudia as falsas acusações contra a Defensoria Pública de Alagoas

Por Divulgação 20/03/2025 12h08 - Atualizado em 20/03/2025 16h39
Vídeo: MUVB repudia as falsas acusações contra a Defensoria Pública de Alagoas
Maurício Sarmento - Foto: Adailson Calheiros / Arquivo

Maurício Sarmento, um dos integrantes do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) usou as redes sociais para informar que o movimento repudia as falsas acusações  contra a Defensoria Pública de Alagoas (DPE). 

O movimento reitera que a Defensoria tem sido uma das poucas instituições ao lado das vítimas do crime da Braskem, com ações concretas, escuta ativa e compromisso com a verdade. e afirma que tentar descredibilizar esse trabalho é mais uma injustiça contra quem já sofreu demais.

Nosso apoio é firme:
Pela verdade.
Pelas vítimas.
Em defesa da Defensoria.

NOTA PÚBLICA DO MUVB EM DEFESA DA DEFENSORIA PÚBLICA E PELA VERDADE

O Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) vem a público manifestar seu total apoio à Defensoria Pública do Estado de Alagoas diante das acusações infundadas de disseminação de informações falsas sobre o crime ambiental cometido pela Braskem em Maceió.

Tais acusações não apenas carecem de fundamento, como também representam uma tentativa lamentável de desacreditar uma das poucas instituições que têm se posicionado de forma firme, corajosa e comprometida com os direitos das vítimas. A Defensoria Pública tem atuado com responsabilidade, realizando ações concretas, promovendo escuta ativa das comunidades afetadas e buscando incessantemente a reparação integral dos danos causados — o que contrasta fortemente com a omissão ou atuação parcial de outros órgãos.

Reafirmamos que o compromisso da Defensoria com a verdade e com a justiça é visível em suas manifestações públicas, na assistência jurídica oferecida às famílias atingidas, e na luta para garantir que os responsáveis por esse crime não fiquem impunes.

Neste momento em que se tenta silenciar e desmoralizar as vozes que denunciam a injustiça, é nosso dever fortalecer os laços com quem, de fato, caminha ao lado das vítimas.

Seguiremos vigilantes e em luta.
Em defesa da Defensoria Pública. Pela verdade. Pelas vítimas.

Maceió, 20 de março de 2025

Movimento Unificado das Vítimas da Braskem – MUVB