Cidades

MP/AL confirma participação no Mutirão Conexão Cidadania realizado pela Unima

Por Assessoria 19/03/2025 16h19 - Atualizado em 19/03/2025 17h06
MP/AL confirma participação no Mutirão Conexão Cidadania realizado pela Unima
O evento, que acontecerá no dia 24 de maio de 2025, das 8h às 18h, no campus da Unima, em Maceió, no bairro de Cruz das Almas - Foto: Assessoria

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) confirmou sua participação na 17ª edição do Mutirão Conexão Cidadania, promovido pelo Centro Universitário de Maceió – Unima/Afya. A decisão foi formalizada na manhã desta quarta-feira (19), em reunião entre o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, a coordenadora do curso de Direito da instituição, Marizangela Melo, e a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Patrícia Oliveira.

O evento, que acontecerá no dia 24 de maio de 2025, das 8h às 18h, no campus da Unima, em Maceió, no bairro de Cruz das Almas, é uma iniciativa que busca garantir a ampliação do acesso à justiça para a população em situação de vulnerabilidade. No mutirão, serão oferecidos serviços como emissão de documentos essenciais, atendimento jurídico gratuito e encaminhamento de demandas judiciais, além de retificação de nome, gênero e da não-binariedade.

Lean Araújo, procurador-geral de Justiça, afirmou que “a iniciativa reforça o compromisso do MP/AL com a cidadania e a prestação de serviços à comunidade. Os promotores de Justiça estarão presentes para auxiliar na mediação de conflitos e prestar orientações jurídicas, contribuindo para agilizar processos e garantir direitos”.

“Nosso objetivo é aproximar o Ministério Público da população e fortalecer o acesso à justiça, especialmente para aqueles que mais precisam. E a participação da nossa instituição é mais um passo na direção de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu Lean Araújo.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unima/Afya, Patrícia Oliveira, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Essas parcerias, tanto com o MP/AL, como DP/AL e TJ/AL, são de extrema importância para acessibilidade à justiça, aproximação da sociedade como um todo para que tenha celeridade processual. Julgaremos 250 processos em um dia para que a sociedade tenha uma resposta rápida e seu problema resolvido”.

Marizangela Melo, coordenadora do curso de Direito da Unima, enfatizou o papel fundamental do MP/AL na realização do mutirão. “O MP/AL é um grande colaborador e essencial para que possamos abrir as portas da Universidade para esse grande exercício de cidadania. São mais de 200 alunos, em média, atuando o dia inteiro, vivenciando a prática jurídica e contribuindo para transformar a realidade de muitas pessoas”.

A Unima, por meio do seu curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica, promove o mutirão como parte de sua responsabilidade social, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática jurídica sob a supervisão de professores e profissionais experientes.

Com a adesão do MP/AL, espera-se ampliar o alcance e a eficácia do Mutirão Conexão Cidadania, garantindo um atendimento mais abrangente e qualificado para a população de Maceió.