Cidades
Projeto ‘Centro de Maceió, onde fica?’ abre inscrições para formação de agente cultural
Capacitação e oficinas, com o total de 60h, serão realizadas de abril a maio de 2025

O projeto “Centro de Maceió, onde fica?” abriu as inscrições gratuitas para formação de agente cultural, em patrimônio material e imaterial. A instrução, com foco no bairro do Centro da capital alagoana, será composta por uma capacitação e cinco oficinas. As aulas presenciais serão realizadas, aos sábados, de abril a maio de 2025, no Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió. As inscrições podem ser feitas até 25 de abril pela plataforma Doity.
Este trabalho tem o objetivo de dar visibilidade aos aspectos arquitetônico, histórico, cultural e humano da região. Ele incrementa o turismo e fortalece setores como comércio e serviço. Além de valorizar espaços públicos, promover o engajamento de jovens na identificação e preservação do patrimônio local e incentivar a formação de futuros guardiões do bairro.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Execução
Estão disponíveis 50 vagas (30 primeiros inscritos, mais 20 vagas de cadastro de reserva), direcionadas à sociedade em geral (maiores de 18 anos), com interesse na área, e aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Ifal.
A formação será composta por uma capacitação e cinco oficinas, com 10 horas-aula cada. Os inscritos devem cumprir, pelo menos, 75% de cada uma das etapas para estarem habilitados a receber o Certificado de Formação e Participação, de 60 horas-aula, expedido pelo Ifal.
As inscrições podem ser feitas no lote 2 "Capacitação e Oficinas", disponível na plataforma. As aulas serão ministradas das 8h às 17h, nas dependências do Ifal, campus Maceió, localizado no bairro do Centro, conforme calendário abaixo.
O processo formativo terá início com a Palestra Magna "As Estradas de Maceió e o Surgimento do seu Centro Comercial", com Edberto Ticianeli, cuja inscrição se encontra aberta no lote 1. O evento será realizado em solenidade de abertura, no dia 25 de abril, às 19h, no auditório Oscar Sátyro, do Ifal, no mesmo campus.
A proposta, desenvolvida pela agente cultural e professora Ana Karla Cavalcante, recebe a chancela do Ifal, como projeto de extensão, com o apoio do campus Maceió e dos cursos Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Superior de Tecnologia em Hotelaria.
Segue calendário das oficinas:
26/04 - Capacitação: Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, com a especialista em defesa de direitos sociais, Nazaré Tenório;
03/05 - Oficina: Metodologia Científica aplicada a Projetos Culturais, com a profª Káthia Leite Barros;
10/05 - Jornalismo Histórico das Décadas de 1920/1930 em Maceió, com o jornalista Edberto Ticianeli;
17/05 - Oficina: Noções de Turismo Histórico, Cultural e Patrimonial, com a profª Juliana Nicácio;
24/05 - Oficina: Noção de Vídeos em Ambientes Históricos e Culturais, com o teatrólogo Chico de Assis;
31/05 - Oficina: Noções de Fotografia em Ambientes Históricos e Culturais, com o repórter fotográfico Lula Castello Branco.
SERVIÇOS:
Projeto “Centro de Maceió, onde fica?”
Data: Aos sábados (de 26 de abril a 31 de maio)
Horário: Das 8h às 17h
Local: Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió
Inscrições: Plataforma Doity, lote 2
Público-alvo: Sociedade em geral (maiores de 18 anos) e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Ifal
Certificação: 60 horas-aula
Endereço: R. Mizael Domingues, nº 530, bairro do Centro, Maceió (AL)
Solenidade de Abertura
Palestra: "As Estradas de Maceió e o Surgimento do seu Centro Comercial", com Edberto Ticianeli
Data: 25 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório Oscar Satyro, Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió
Inscrições: Plataforma Doity, lote 1
Público-alvo: Sociedade em geral
Endereço: R. Mizael Domingues, nº 530, bairro do Centro, Maceió (AL)
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas