Cidades
Descarte de resíduos em comércios do bairro Petrópolis é alvo de fiscalização

Equipes de fiscalização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) percorreram o bairro Petrópolis, na segunda-feira (17), visitando estabelecimentos com grande capacidade de gerar resíduos para verificar como está sendo feita a destinação desses materiais. A ação foi acompanhada por equipes de educação ambiental do órgão, que orientaram os proprietários dos comércios sobre a forma correta de descartar seus resíduos e como proceder para se adequar e destinar os materiais da forma correta. Durante a operação, três estabelecimentos foram notificados por infrações ao Código Municipal de Limpeza Urbana.
Percorrendo ruas e avenidas da região, os fiscais visitaram, principalmente, restaurantes e supermercados, que geram resíduos em grande quantidade, além de farmácias e clínicas odontológicas, que acumulam resíduos contaminados. Nestes locais, os profissionais averiguaram os recipientes onde são armazenados os materiais descartados, além do contrato com as empresas especializadas em tal coleta, que são as responsáveis pela destinação final, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana.

A coordenadora geral de fiscalização, Sasha Annet, avalia como positiva essa iniciativa.
"Estamos lutando para coibir o descarte irregular. Então, orientar os proprietários para que sejam tomadas as devidas providências na destinação final dos seus resíduos é muito importante. Assim, os clientes ficam satisfeitos e resguardados e a cidade também ganha. A participação da educação ambiental é essencial nessa atividade também, justamente para deixar claro os malefícios do descarte inadequado de qualquer material", disse.
Ao final da ação, foram registradas três notificações para que estabelecimentos que não cumpriam o que pede o código se adequem, contratando uma empresa privada especializada. Mas, a maioria dos estabelecimentos visitados estavam adequados, recebendo apenas orientações de como manter o serviço corretamente e de como evitar qualquer tipo de transtorno no local e com seus vizinhos.

"Se um restaurante descarta de forma errada, ele prejudica sua fachada, sua forma de receber os clientes e até o bem-estar de seus vizinhos, pois o acúmulo de lixo causa diversos transtornos, que vão do mau cheiro até a proliferação de pragas. Sendo assim, nossos educadores comunicaram como fazer o armazenamento correto e manter seu estabelecimento dentro dos conformes", contou Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.
Outro tipo de orientação dada pelos educadores e pelos fiscais da Alurb foi relacionada ao descarte irregular em terrenos baldios. A prática é comum na parte alta da capital, prejudicando a convivência social em algumas regiões.


Maioria dos estabelecimentos na região são supermercados, restaurantes e clínicas odontológicas. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas