Cidades

Tech Massa une mães e filhas por meio do conhecimento em Riacho Doce

Projeto itinerante da Prefeitura de Maceió já capacitou mais de 4,5 mil pessoas em 15 bairros da capital

Por Winicius Correia / Ascom Sedciti 05/03/2025 15h19 - Atualizado em 05/03/2025 19h01
Tech Massa une mães e filhas por meio do conhecimento em Riacho Doce
Da esquerda para a direita: Maria Eduarda, Valdilene Costa, Anna Danielle e Anna Joecília - Foto: David Silas / Ascom Sedciti

“Quando a gente é pequena, nossos pais nos ensinam. Quando vim com minha mãe, eu já sabia o conteúdo, mas para ela conhecer e termos esse aprendizado, resolvi fazer o curso. Foi um momento especial, porque criamos algo juntas.” O relato emocionado de Maria Eduarda, de 18 anos, resume a experiência vivida por ela, sua prima Anna Joecília, também de 18 anos, e suas mães, Valdilene Costa e Anna Danielle Vitorino, no Tech Massa, em Riacho Doce.

As quatro frequentaram as aulas do projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti). Elas caminhavam da Garça Torta, onde moram, até o caminhão-escola todos os dias.

Anna Joecília e Maria Eduarda sempre sonharam em ter o próprio negócio. Com o conhecimento adquirido no Tech Massa, elas agora veem esse sonho mais próximo de se realizar. “Desde pequenas, sempre queríamos empreender. Fazíamos até pulseiras para vender na escola. O projeto ajuda a mudar a forma de pensar, mostrando que é possível seguir esse caminho”, revela Anna Joecília.

No Tech Massa, existem cursos específicos voltados para quem pretende abrir um negócio, como Empreendedorismo, Mercado de Trabalho e Geração de Renda, Redes Sociais para Negócios e Canva. Durante as aulas, os alunos têm o auxílio direto de instrutores experientes.

Mães também aproveitaram os cursos

Para as mães, a experiência foi igualmente transformadora. Anna Danielle, mãe de Anna Joecília, conta que foi convidada pela filha para participar. “Sempre fico pedindo ajuda a ela para resolver coisas de tecnologia, então ela me recomendou fazer os cursos também, e foi maravilhoso”, diz.

Valdilene, mãe de Maria Eduarda, expressa o orgulho de ver a dedicação da filha e fala sobre como o curso a surpreendeu com o uso da tecnologia. “Nunca foi preciso eu pegar no pé dela para incentivá-la a fazer as coisas. Havia alguns cursos em que eu estava meio travada porque fazia muito tempo que eu tinha feito, aí já abriu mais minha mente. Aqui, descobri coisas que eu nem imaginava que pudessem ser feitas. Por exemplo, tenho CNPJ e agora vou fazer meu WhatsApp comercial para empreender através dele”, comemora.

O Tech Massa não só aperfeiçoou o conhecimento das alunas com ferramentas digitais, mas também fortaleceu os laços entre mães e filhas, mostrando que o aprendizado pode ser uma jornada compartilhada. Anna Danielle aconselha: “Não percam a oportunidade. Se você for mãe, traga seus filhos. É uma experiência enriquecedora tanto profissionalmente quanto pessoalmente.”

A iniciativa já capacitou mais de 4.500 pessoas em 15 bairros de Maceió, levando não apenas conhecimento, mas também novas oportunidades a quem mais precisa. O próximo bairro a receber o caminhão-escola será anunciado ainda nesta semana. Para participar, basta realizar a inscrição diretamente no local do projeto.